g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed)
g1.globo.com_rss_g1@atomstr.data.haus
npub1nj6n...fq4l
Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros. Vídeos dos telejornais da TV Globo e da GloboNews. https://g1.globo.com/
g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed) 10 months ago
Alto Tietê tem mais de 1,9 mil vagas de emprego nesta segunda-feira; confira image Alto Tietê tem 1.982 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (4) Marcelo Camargo / Agência Brasil O Alto Tietê tem 1.982 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (4). As vagas estão em Mogi das Cruzes, Suzano, Guararema, Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Poá e Santa Isabel (confira as oportunidades abaixo). ✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp As oportunidades estão distribuídas para diversas áreas de atuação e graus de escolaridade. Elas são oferecidas pelos programas municipais e estaduais. Os interessados podem se candidatar tanto de maneira on-line quanto presencialmente. Mogi das Cruzes Em Mogi das Cruzes são 1.273 vagas e os interessados devem acessar a plataforma Mogi Conecta para participar e saber mais detalhes. Clique aqui para acessar a plataforma Mais informações pelos telefones 4699-1900, 4699-2784 ou 4798-6315. Vagas disponíveis em Mogi das Cruzes Suzano No Mais Emprego em Suzano são 430 vagas e os interessados devem se cadastrar através do site e seguir todas as instruções fornecidas. Em caso de dúvidas, o telefone é o 4745-2264. Cadastre-se aqui A unidade do Centro Unificado de Serviços (Centrus) central fica na avenida Paulo Portela, 210, no Jardim Paulista. E o Centrus Norte está na avenida Francisco Marengo, 2.301, no Jardim Dona Benta. Vagas disponíveis em Suzano Arujá No programa Arujá Emprega são disponibilizadas 114 vagas e os interessados devem se cadastrar pelo site da plataforma para participar e saber mais detalhes. Cadastre-se aqui A sede do programa Arujá Emprega fica na rua Adhemar de Barros, 60, no Jardim Modelo. Em caso de dúvidas e para mais informações, o telefone é o 4653-4057. Vagas disponíveis em Arujá Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) estão com 165 vagas de emprego disponíveis nas cidades de Ferraz de Vasconcelos, Santa Isabel, Poá e Suzano. Para se candidatar os interessados devem comparecer a uma unidade do PAT: Ferraz de Vasconcelos: Rua Américo Trufelli, 60, Parque Dourado; Santa Isabel: Praça da Bandeira, 56, Centro; Poá: Rua 26 De Março, 72, Centro; Suzano: avenida Paulo Portela, 210, Jardim Paulista. Vagas de emprego nos Postos de Atendimento ao Trabalhador Arujá tem vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê
g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed) 10 months ago
Caminhão desgovernado invade condomínio e atinge casa no Park Way; veja VÍDEO dos estragos <img src="https://s2-g1.glbimg.com/uue7I-6kqdCyHTH8t72j9E3mdWs=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/l/Y/GYy7OERn2I63RblMnivQ/a0520-bddf-bdbr-limpo-04082025-frame-110060.jpeg"/> Caminhão desgovernado invade condomínio e atinge casa no Park Way Um caminhão desgovernado invadiu um condomínio e atingiu uma casa no Park Way, no Distrito Federal, na noite de domingo (3). A moradora estava em casa na hora do acidente, mas não se feriu. O motorista do caminhão, de 38 anos, foi atendido pelos bombeiros e também não se machucou. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp. Imagens do local mostram metade do caminhão dentro do condomínio e um muro destruído (veja vídeo acima). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o motorista perdeu o controle do veículo, atravessou a EPIA e atingiu o condomínio. Além da casa de uma moradora, a central de energia do condomínio também foi atingida. A Neoenergia esteve no local para fazer os reparos. Segundo a Polícia Militar (PMDF), o motorista foi para uma delegacia prestar depoimento. Caminhão desgovernado invade condomínio e atinge casa no Park Way no DF TV Globo LEIA TAMBÉM: SOCO NO ROSTO: Bombeiro militar da reserva é preso suspeito de agredir e ameaçar a enteada no DF 8 DE JANEIRO: STF começa a julgar nesta semana ação penal contra antiga cúpula da PM do DF Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed) 10 months ago
Polícia prende suspeito de matar a companheira em Alphaville, em SP; acusado acionou resgate dizendo que a vítima tinha tido convulsão image Polícia prende suspeito de matar a companheira em Alphaville, em SP Um homem de 59 anos foi preso em flagrante no domingo (3) suspeito de matar a companheira dentro de um apartamento em Barueri, na Grande São Paulo. Fábio Seoane Soalheiro acionou o resgate alegando que a mulher tinha passado mal e tido uma convulsão, mas acabou preso por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) ao encontrarem sinais de violência no local. Bruna Martello Carvalho tinha 35 anos e foi encontrada com ferimentos na cabeça, no rosto, nos braços e nas pernas. O homem preso tinha ferimentos nas mãos, nos braços e nas costas. 👉 Segundo a GCM, Soalheiro negou ter agredido a vítima. A reportagem não conseguiu localizar a defesa dele. Ele já era procurado pela Justiça de Santa Catarina por descumprir medida protetiva em outro caso de violência doméstica que teria acontecido em Blumenau. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a GCM foi chamada por volta das 9h para atender à ocorrência. Ao chegarem ao local, o homem relatou aos agentes que a companheira havia passado mal e morrido. Ao entrarem no apartamento, os guardas encontraram o imóvel em desordem e com diversas manchas que seriam de sangue, indicando que teria ocorrido um confronto. A vítima foi encontrada caída ao lado da cama. Quando os nossos guardas chegaram lá viram que tinham indícios de agressão, tinha sangue na vítima, hematomas. Em vários locais do apartamento, tinha sangue. Então, a equipe já suspeitou. A delegada Carolina Nascimento Aguiar, da Delegacia de Defesa da Mulher de Barueri, decretou a prisão em flagrante do suspeito, que foi indiciado por feminicídio. Polícia prende homem suspeito de matar a mulher em SP Reprodução Polícia prende suspeito de matar a companheira em Alphaville, em SP Reprodução/TV Globo
g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed) 10 months ago
Vale fecha 1º semestre com alta de 50% no número de acidentes envolvendo pedestres na Dutra <img src="https://s2-g1.glbimg.com/9k-HacQtpTwrPW1PtRU65d98rfs=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/X/N/qEli3VRlGdpV6jOxtYmQ/whatsapp-image-2025-02-11-at-15.26.20.jpeg"/> Imagem de arquivo - Dutra em São José dos Campos Divulgação/CCRioSP O Vale do Paraíba fechou o primeiro semestre de 2025 com uma alta de 50% no número de acidentes envolvendo pedestres na Rodovia Presidente Dutra (BR-116). ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), de janeiro a junho do ano passado haviam sido registradas 22 vítimas, sendo 8 mortos e 14 feridos. Já no mesmo período deste ano, segundo a PRF, o número subiu para 33 vítimas de acidentes envolvendo pedestres na Dutra. Desse total, 7 morreram e 26 vítimas ficaram feridas. Neste ano, duas mortes aconteceram em São José dos Campos e outras duas em Aparecida. Caçapava, Jacareí e Pindamonhangaba também tiveram uma vítima cada. Além do aumento no número de vítimas, o balanço da PRF aponta também que todos os casos fatais do primeiro semestre deste ano aconteceram durante a noite ou madrugada. As orientações da Polícia Rodoviária Federal para evitar esses acidentes são: Atravessar apenas pelas passarelas e viadutos; Onde não houver, passar somente onde há sinalização de faixa de pedestres; Não atravessar pela via, mesmo se o fluxo de veículos for baixo; Evitar caminhar ouvindo música no fone de ouvido, para identificar ruídos; Se precisar caminhar pelo acostamento, andar no sentido contrário dos veículos e usar roupas claras ou de cores que facilitem a visualização. Homem morre atropelado na Dutra em Caçapava Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed) 10 months ago
Surf Inclusivo oferece aulas adaptadas para pessoas com deficiência em São Vicente entre 9 e 65 anos image Projeto Surf Inclusivo oferece aulas gratuitas para pessoas com deficiência na Praia do Itararé, em São Vicente, SP. Divulgação/Prefeitura de São Vicente A cidade de São Vicente, no litoral de São Paulo, tem sido palco de uma iniciativa que visa ampliar o acesso ao esporte e à praia para pessoas com deficiência. Trata-se do Surf Inclusivo, projeto desenvolvido pela Associação Socioeducativa de Esporte e Lazer (ASEL) com apoio da prefeitura municipal. A iniciativa, que acontece na Escola de Surf Radical, atende pessoas com deficiência física, visual, auditiva, intelectual ou múltipla, com idades entre 9 e 65 anos. As aulas são conduzidas por uma equipe especializada e contam com reconhecimento da Federação de Surf do Estado de São Paulo. ✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp. O coordenador do projeto, Hélio Willian, conhecido como Mad, explicou que muitos integrantes do projeto nunca tiveram contato com o mar antes de conhecerem a ação. "A ideia é oferecer essa oportunidade, respeitando o ritmo de cada um. Às vezes, só de encostar o pé na água já muda tudo. O surfe é o meio, mas o que a gente promove é um momento que transforma vidas", afirmou por meio de nota divulgada pela prefeitura. Antes de praticar, os alunos passam por uma avaliação no Clube Ilha Porchat com uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde. As aulas começam na areia, com instruções básicas. Equipamentos adaptados Segundo a prefeitura, o projeto utiliza pranchas maiores que as convencionais e uma estrutura semelhante a um cockpit (espécie de assento usado por pilotos de avião), feita com fibra de vidro e poliuretano, o mesmo material utilizado em pranchas profissionais. O equipamento garante mais estabilidade e segurança para pessoas com limitações. A prancha adaptada surgiu após um acidente sofrido por Taiu Bueno, surfista campeão de Big Rider (especialista em ondas grandes), que ficou tetraplégico após um acidente no mar em 1991. Durante uma brincadeira, Taiu foi colocado no mar com parte de uma prancha adaptada, que inspirou o desenvolvimento do equipamento adaptado. O modelo atual foi criado por Alexandre Passos, e permite que o aluno entre no mar sem cinto de segurança e permaneça seguro. O equipamento é disponibilizado gratuitamente durante as aulas, que são conduzidas pelo professor Rodney Costa, presente no projeto desde o início. Projeto Surf Inclusivo oferece aulas gratuitas para pessoas com deficiência na Praia do Itararé, em São Vicente, SP. Divulgação/Prefeitura de Santos Como participar As inscrições para o Surf Inclusivo estão abertas de forma contínua e gratuita. Para participar, é necessário acessar o site do Sympla e preencher o formulário disponível. Após o cadastro, o aluno é agendado para avaliação e inserido nas aulas conforme disponibilidade. A cidade também conta com a Escola Radical de Surfe, voltada para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. As inscrições podem ser feitas pelo Instagram oficial @escoladesurfradical ou presencialmente na tenda do projeto, localizada na Praia do Itararé. VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed) 10 months ago
Homem é preso suspeito de abusar sexualmente de colega de trabalho em condomínio de Contagem image Suspeito foi preso pela PM Dirceu Aureliano/Imprensa MG Um homem de 40 anos foi preso nesse sábado (2) suspeito de importunar sexualmente uma colega de trabalho em um edifício residencial no bairro Colonial, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo o boletim de ocorrência, o suspeito ocupa um cargo hierárquico superior ao da vítima. De acordo com a Polícia Militar (PM), a mulher, de 41 anos, contou que os dois verificavam uma torneira com defeito no banheiro da área comum do prédio quando foi agarrada pelos ombros e forçada a contatos de conotação sexual. Ela conseguiu se desvencilhar e procurou o zelador do condomínio, que acionou a síndica. As duas foram até uma delegacia para registrar a denúncia, mas receberam a orientação de retornar ao local e acionar a PM. Os militares compareceram no condomínio e, além do relato da vítima, escutaram quatro testemunhas. Diante dos fatos, o suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido à 2ª Central Estadual de Plantão Digital da Polícia Civil.
g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed) 10 months ago
Entre 'esperança e desespero', cidade no ES que enviou carta a Trump já contabiliza demissões pelo tarifaço image Em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, cerca de 20% da população ocupada está empregada no setor de rochas ornamentais e demissões já começaram após anúncio do tarifaço. Acervo Centrorochas/Karina Porto-Firme A poucos dias do início previsto do tarifaço americano sobre o Brasil — e mesmo sem uma definição clara sobre o que de fato entraria em vigor 1º de agosto —, os setores que mais exportam para os Estados Unidos já sentem os impactos da medida. Um deles é o de rochas ornamentais, que enviou para os EUA mais da metade (56,3%) de tudo o que vendeu para o exterior em 2024 (US$ 1,26 bilhão). Desse total, cerca de 82% saíram do Espírito Santo, conforme os dados da Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas). 📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp Desde o dia 9 de julho, quando Donald Trump enviou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a carta em que informava a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, empresas do segmento deixaram de embarcar cerca de 1.200 contêineres com rochas brasileiras como granito e mármore, que teriam como destino principalmente a indústria da construção americana. Algumas já chegaram inclusive a fazer demissões. É o caso da Lime Stone, localizada em Cachoeiro de Itapemirim (ES), que dias atrás cortou 31 dos 57 funcionários, mais da metade. "Uma tarifa de 50% simplesmente inviabiliza nosso negócio", diz Bruno Sfalsin, um dos gestores da companhia. Ele e a família operam pedreiras na região e fundaram a Lime Stone em 2024 porque viram uma oportunidade de crescer vendendo blocos de rochas ornamentais para o mercado americano. Mesmo sem saber o que vai acontecer na data prevista para o início do tarifaço, o empresário preferiu se antecipar e reestruturar o negócio, voltando a focar no mercado interno e analisando a possibilidade de atender outras regiões do mundo como Europa e Oceania. "É uma situação muito triste, a gente não fica feliz com isso", diz Sfalsin, acrescentando que, "caso venha alguma coisa diferente" e o comércio entre Brasil e EUA seja normalizado, poderia recontratar os funcionários desligados. "Na época da covid foi a mesma coisa", ele ilustra. Mais da metade da produção de rochas ornamentais de Cachoeiro de Itapemirim é exportada para os EUA, conforme os dados compartilhados com a reportagem pela prefeitura do município. A cidade tem acompanhado com apreensão as tentativas de interlocução do governo brasileiro com o americano em busca de negociar a derrubada das tarifas ou um acordo para reduzir o valor da alíquota de 50%, a mais alta imposta pela gestão Trump na última rodada de anúncio de tarifas. O prefeito Theodorico Ferraço (PP) chegou a escrever uma carta para o presidente americano em 15 de julho pedindo que reconsiderasse a decisão. "A imposição de uma tarifa desta magnitude teria consequências econômicas devastadoras e imediatas para nossa cidade", diz o texto. Em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, cerca de 20% da população ocupada está empregada no setor de rochas ornamentais e demissões já começaram após anúncio do tarifaço. Acervo Centrorochas/Karina Porto-Firme À BBC News Brasil, Ferraço afirmou que quase 700 empresas se dedicam no município à extração e beneficiamento de mármore e granito, empregando cerca de 9.500 pessoas, o que corresponde a aproximadamente 20% da população ocupada na cidade. Uma eventual disrupção na cadeia produtiva, segundo ele, poderia comprometer até 30% da arrecadação do município. "Se não puder tirar o tarifaço de tudo, que tire pelo menos do nosso mármore e granito. A esperança e o desespero estão muito grandes no meio empresarial, e isso automaticamente se transmite para os empregados", declarou o prefeito. Nesta terça (29/7), o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, chegou a dizer que produtos selecionados poderiam ser isentos das novas tarifas, especialmente aqueles que os EUA não produzem internamente. Ele mencionou café e manga, mas sem citar diretamente o Brasil. Ferraço diz que a carta endereçada a Trump, que cita o cantor Roberto Carlos e o escritor Rubem Braga, ambos naturais de Cachoeiro, foi enviada por e-mail diretamente para o gabinete do presidente americano, mas que até o momento não houve retorno. O prefeito, que é pai do vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço (MDB), ressaltou ainda que o impacto no Estado vai além do setor de rochas ornamentais, podendo atingir indústrias como a do ferro e aço e a culturas como a do café e do mamão, que também costumam ser exportadas para os EUA. "Quem está mais prejudicado com essa questão do tarifaço é o Ceará [que exporta uma grande quantidade de pescados]. O segundo lugar é o Espírito Santo", completa. LEIA TAMBÉM: TARIFAÇO: Haddad diz que negociações evoluíram, e que conversas continuam mesmo após 1º de agosto ROCHAS, CAFÉ E PIMENTA: ES tem 1.500 contêineres parados em porto desde tarifaço de Trump; prejuízo já chega a R$ 360 milhões CARGA PARADA: ES não fecha novos negócios e deixa de exportar 2,5 mil toneladas de café para os EUA em 7 dias 'Dependemos 110% dos EUA' Com uma cadeia produtiva bastante voltada para o consumidor americano, o setor de rochas ornamentais do Espírito Santo tem uma série de empresas que trabalham quase exclusivamente voltadas para o mercado externo. É o caso, por exemplo, da Brothers in Granite, que tem inclusive um galpão de distribuição em Houston, no Estado do Texas, de onde envia seus produtos para todo o território dos EUA. A empresa compra blocos de pedra natural — granito, quartzito, mármore — de pedreiras ao redor do Brasil, corta e faz o polimento e acabamento dos produtos em um parque industrial em Serra (ES) para depois exportar as chapas. "Nós dependemos 110% dos EUA", diz Daniel Salume, um dos fundadores da empresa, ao falar da importância do mercado americano. Ele e o irmão, Fernando, montaram a Brothers in Granite em 2007, quando deixaram a empresa de exportação em que trabalhavam para investir no próprio negócio, que tem crescido de forma orgânica desde então. A companhia tem hoje cerca 7 funcionários nos EUA e 30 no Brasil, muitos dos quais em férias coletivas no momento. A interrupção já estava em parte programada para a realização da troca de maquinário, e veio a calhar neste momento de incerteza. A empresa embarca por mês entre 12 e 15 contêineres para os EUA. Dos que foram enviados no início de julho, ainda antes do anúncio do tarifaço, alguns ainda estão nos navios a caminho dos portos americanos. A depender do trajeto e do tempo de parada em outros portos, o transporte de rochas pode levar de três semanas a algo entre seis e oito semanas para atingir o destino final. "E ninguém sabe exatamente qual é a data que conta para realmente receber a taxação de 50%, se é a da saída do último porto do Brasil, a do primeiro porto ou a da chegada aos EUA. Até agora isso não está claro para a gente", comenta Salume. Em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, cerca de 20% da população ocupada está empregada no setor de rochas ornamentais e demissões já começaram após anúncio do tarifaço. Acervo Centrorochas/Karina Porto-Firme O estoque no centro de distribuição em Houston é suficiente para três meses. Caso o cenário de implementação das tarifas se concretize, Salume diz que estuda reposicionar o negócio para talvez importar rochas ornamentais de outros países e distribuir a partir da base que está montada em solo americano. "Existem algumas saídas nas quais a gente pode pensar. Nenhuma delas clara ainda, porque estamos no meio da tempestade", ele pontua. "Entretanto, por não sermos uma empresa de grande porte, conseguimos ser mais versáteis", completa, otimista. O vice-presidente da Centrorochas, Fábio Cruz, ressalta que, para empresas de médio e grande porte, é difícil pensar em alternativas neste momento. "As que têm um coeficiente de exportação muito elevado não conseguem simplesmente escolher não mais exportar a partir de agora", comenta. "Você tem toda uma produção voltada para isso. E os prejuízos já estão acontecendo." Representantes da entidade embarcam nesta quarta-feira (30/7) para Washington, onde participarão de um encontro na embaixada do Brasil como parte da mobilização internacional contra a tarifa. A associação está em contato com pelo menos duas entidades representativas dos EUA que também têm se articulado para interceder junto ao governo americano pelas exportações brasileiras. São eles a Natural Stone Institute (NSI), que representa a indústria de rochas, e a National Association of Home Builders (NAHB), que reúne incorporadores, empreiteiros e empresas da cadeia da construção civil. Um dos objetivos, segundo Cruz, é negociar uma extensão de 90 dias do prazo previsto para início da vigência da medida. "Eu gostaria muito de acreditar que isso ainda é possível", ele afirma, emendando que nesse período o setor poderia negociar uma "tarifa que seja equivalente à dos outros países que competem com o Brasil". "Pra que o Brasil consiga pelo menos continuar no jogo", completa. Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed) 10 months ago
Polícia vai investigar vídeo de homem espetando arraia em praia de Palmas e levando para lixeira image Vídeo de arraia sendo espetada em praia de Palmas será investigado A Polícia Civil abriu investigação para apurar o possível crime de maus-tratos praticado contra uma arraia, em uma praia de Palmas. O caso chamou atenção da polícia depois que um vídeo foi publicado nas redes sociais e viralizou. As imagens começaram a circular durante o fim de semana. O vídeo, gravado na Praia do Prata, mostra um homem utilizando um tipo de lança para espetar o animal, que estava às margens do lago, próximo aos banhistas. 📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp Ele carrega a arraia por vários metros até as lixeiras da praia. Durante o trajeto, o animal tenta se defender, utilizando o ferrão, enquanto se debate e tenta fugir. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a equipe da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Conflitos Agrários (DEMAG - Palmas) está ciente, registrou a ocorrência e iniciou as diligências para verificar as circunstâncias da ocorrência e os procedimentos para identificação da autoria. LEIA MAIS Quatro cães morrem no mesmo dia após ataque de abelhas: 'Tem dias que amanhecemos chorando', diz tutora Suspeito de desmatar área de reserva legal é multado em R$ 690 mil Helicóptero e transmissores via rádio são usados para monitorar arraia ameaçada de extinção no Tocantins; entenda As arraias de água doce são peixes encontrados nos rios do Tocantins, especialmente durante os períodos de seca, quando o nível da água diminui. O principal perigo é a ferroada. "Quando a arraia se sente ameaçada, principalmente quando é pisada, esse ferrão vem para cima e ferroa. Isso é uma forma de defesa. Pode apresentar riscos e tem uma toxina e causa ferimentos graves", comentou o biólogo Gabriel Samora Chacra. Em 2025, o Corpo de Bombeiros registrou oito chamados de acidentes envolvendo o animal, mas o número pode ser maior. "A maioria desses ataques não é registrada. O pessoal sofre o ataque e desloca rapidamente para o hospital sem passar pela corporação", comentou o subtenente Wesley Sousa. Arraia foi espetada com um tipo de lança e levada perto de lixeiras Redes Sociais/Reprodução TV Anhanguera Maus-tratos é crime ambiental A arraia é um animal silvestre protegido por legislação federal. Para o advogado Marcelo Dealtry, o caso configura pelo menos dois crimes ambientais. "Essa conduta configura ao menos dois crimes ambientais, o crime de retirada indevida de animal silvestre e maus-tratos ou abuso", explicou. A Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) informou que não foi acionada, mas orientou que a população, ao se deparar com animais silvestres, evite qualquer tipo de contato ou remoção. Nestes casos, o correto é acionar imediatamente a Guarda Metropolitana pelo telefone 153. O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) também afirmou que irá averiguar a situação e adotar as providências cabíveis. “De acordo com a Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), é crime a captura, perseguição, maus-tratos, ferimentos ou qualquer forma de interferência não autorizada com animais silvestres”, informou em nota. Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas ao Naturatins pelo número 0800 063 1155 ou pela Linha Verde Zap, no (63) 99106-7787. Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed) 10 months ago
Policial militar reage a tentativa de assalto em frente de casa e suspeito é preso em Brodowski, SP; VÍDEO image Policial militar reage a tentativa de assalto em frente de casa em Brodowski, SP Um policial militar reagiu a uma tentativa de assalto em frente à própria casa e atirou contra dois criminosos na madrugada desta terça-feira (29), em Brodowski (SP). Um dos suspeitos foi preso horas depois e confessou participação em outros crimes semelhantes em Ribeirão Preto (SP) e Sertãozinho (SP). Câmeras de segurança da residência, que fica no bairro Bom Jardim, registraram quando o PM havia acabado de retornar do trabalho e estacionava o carro na garagem de casa e foi surpreendido pelos homens armados. Um deles chegou a descer do veículo. 📱Baixe o app do g1 para ver notícias de Ribeirão e região em tempo real e de graça Ao perceber a abordagem, o policial reagiu e efetuou disparos usando a arma de trabalho. O suspeito que estava fora do carro fugiu a pé. O outro, deu marcha a ré para escapar dos tiros. O carro utilizado na ação foi encontrado horas depois abandonado em um terreno baldio na Avenida das Acácias. Placa adulterada e marcas de sangue Segundo o boletim de ocorrência, o carro apresentava perfurações por tiros, vestígios de sangue no volante e na porta do motorista, além de adulterações na placa. De acordo com a polícia, os criminosos usaram fita isolante para transformar a letra 'F' em 'E' e o número '9' em '8'. LEIA TAMBÉM Pitbull ataca mulher e cachorra em praça em Ribeirão Preto Câmeras de segurança registraram caminhonete na contramão antes de acidente que matou casal em Guariba Decreto para desapropriar hospital particular e ampliar atendimento no SUS vira impasse judicial em SP A Polícia Científica foi acionada e realizou perícia tanto na frente da casa do PM quanto no veículo. A arma do policial também foi apreendida para análise no Instituto de Criminalística, como prevê a legislação em casos de disparos em confronto. Policial militar reage a tentativa de assalto em frente de casa e suspeito é preso em Brodowski, SP Divulgação Suspeito preso Horas depois, um dos suspeitos foi preso e levado à delegacia de Brodowski. De acordo com a polícia, ele tem passagens anteriores por tráfico de drogas e ainda deve cumprir nove anos de prisão pelo crime. Durante o depoimento, o homem confessou envolvimento em outras tentativas de roubo a residências nas cidades de Ribeirão Preto e Sertãozinho. O caso foi registrado como tentativa de roubo, lesão corporal e lesão decorrente de intervenção policial na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Ribeirão Preto. Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região
g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed) 10 months ago
Saiba quem é a segunda mulher da história a comandar batalhão especializado da Polícia Militar da Bahia image Pela segunda vez na história, mulher assume comando de batalhão especializado da PM-BA A tenente-coronel Cláudia Mara é a segunda mulher da história a assumir o comando de um batalhão especializado da Polícia Militar da Bahia. Ela foi empossada como comandante do Batalhão Escolar na sexta-feira (25), em cerimônia no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. "Assumir o Comando do Batalhão Escolar é a realização de um dos sonhos. Ainda tenho tantos outros a serem realizados", escreveu em postagem nas redes sociais. Formada pela Academia de Polícia Militar (APM) em 1996, a tenente-coronel trabalhou por 11 anos no Colégio da Policia Militar, o CPM Lobato. Ela é pedagoga pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e bacharela em Direito pela Unifacs, além de pós-graduada em Direito Público. 📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia Antes de Cláudia Mara, apenas uma mulher havia assumido um batalhão especializado da PM na Bahia, a tenente coronel Roseli de Santana, que ficou a frente do Batalhão de Policiamento de Proteção à Mulher em 2023. Tenente coronal Cláudia Mara é a segunda mulher da história a comandar batalhão especializado da PM-BA Redes sociais Eu Te Explico #128: pioneirismo e desafios das mulheres no comando de forças de segurança na Bahia Antes de Cláudia Mara, quem comandava o Tenente Coronel PM Edmilton Ricardo Emanuel Marques dos Reis comandava o Batalhão de Policiamento Escolar. Ele assumiu o cargo em 2023, logo após o batalhão ter sido criado. Batalhão de Policiamento Escolar O Batalhão de Policiamento Escolar foi criado em 2023 e é decorrente da Ronda Escolar. Ele tem como objetivo ampliar as ações de segurança no ambiente de ensino e em seu entorno através do policiamento. O BPEsc intensifica as ações de segurança juntamente com as unidades convencionais da PM, responsáveis por cada bairro de Salvador, e em consonância com a rede de proteção a crianças e adolescentes. Além do policiamento, os agentes que fazem parte do batalhão promovem palestras sobre temas como prevenção do bullying e cyberbullying e atuam na intermediação de conflitos. Veja mais notícias do estado no g1 Bahia. Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed) 10 months ago
Vizinha ouviu pedido de ajuda antes de mulher ser morta pelo marido na frente dos filhos: ‘Gritava por socorro’ image Vizinha ouviu mulher gritar por socorro antes de ser morta pelo marido em São Carlos Uma vizinha relatou ter ouvido os gritos de Daiana da Silva Miranda Figueiredo, de 38 anos, antes de ela ser assassinada pelo marido na frente dos filhos, em São Carlos (SP), na noite de segunda-feira (28). A vizinha Maria Júlia da Silva relatou ter ouvido os pedidos de ajuda, mas não imaginava a gravidade do que estava acontecendo tão perto de casa. "Eu escutei uns gritos por socorro... gritava: 'socorro, socorro'. Mas achei que fosse mais ao fundo, não percebi que fosse na rua de casa. Quando saí, já estava chegando o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] e vi que era aqui na rua”, contou a diarista. ✅Clique aqui para seguir o canal do g1 São Carlos no WhatsApp Daiana da Silva Miranda Figueiredo foi assassinada pelo marido em São Carlos (SP) Redes sociais Mais notícias da região: EMPREGO: Multinacional tem mais de 80 vagas para a Embraer em Gavião Peixoto CRIME: Suspeito de matar homem com deficiência seguiu vítima de moto e agiu sozinho CONTAMINAÇÃO NA ÁGUA: Represa do Parque Pinheirinho de Araraquara é interditada após laudo O crime O crime aconteceu na Rua Nilceu Antoninho Salgado, no Jardim Medeiros. O autor, Fábio Dias de Figueiredo, de 41 anos, foi preso pela Polícia Militar após uma longa negociação. Ao chegar ao local, os policiais encontraram o suspeito visivelmente alterado, sujo de sangue e armado com duas facas. Segundo o boletim de ocorrência, foi necessário o uso de arma de choque e força física para conter o suspeito. Policiais militares encontraram vítima morta dentro de casa em São Carlos Reprodução/EPTV O PMs entraram na casa e encontraram a vítima morta e com um ferimento na cabeça. O Samu constatou a morte da mulher no local. Os filhos do casal, uma menina e um menino, presenciaram o crime e correram para pedir ajuda. As crianças foram acolhidas por uma vizinha e o Conselho Tutelar foi acionado. O corpo deve ser encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de São Carlos nesta terça-feira (29). Ainda não há informações sobre o horário de velório e sepultamento. Mulher é assassinada pelo marido na frente dos filhos em São Carlos REVEJA VÍDEOS DA EPTV: Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed) 10 months ago
Fies: renegociação de dívidas começa quando? Quem pode participar? Tire dúvidas image Fies concede 'empréstimo' a estudantes de baixa renda, mas registra altos índices de inadimplência Pexels Alunos e ex-alunos que tenham dívidas em contratos do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) poderão renegociá-las a partir de 1º de novembro deste ano. A decisão foi anunciada pelo MEC (Ministério da Educação) no último sábado (26). ➡️O que é o Fies? É um programa criado para oferecer financiamento a estudantes em instituições privadas de ensino superior. O principal objetivo é permitir que alunos que não têm condições de arcar imediatamente com as mensalidades possam cursar a graduação e quitar o "empréstimo" após a formatura. Os participantes devem ter renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos. Siga o canal do g1 Enem no WhatsApp Um dos principais problemas do Fies é a alta taxa de inadimplência: alunos concluem a graduação, mas atrasam o pagamento de parcelas da dívida estudantil. Por isso, nos últimos anos, o MEC tem implementado possibilidades de renegociação, como parcelamento do saldo devedor e descontos nos juros. Abaixo, entenda: 💰Em que casos será possível renegociar a dívida? A oportunidade atual é válida para contratos: firmados a partir de 2018, que estejam na fase de pagamento (amortização), com atraso maior que 90 dias em 31 de julho de 2025. A oportunidade também pode servir para quem teve a dívida coberta pelo Fundo Garantidor (FG-Fies), dependendo do regulamento. ⚠️Atenção: a resolução não prevê descontos sobre o valor do financiamento, e sim sobre os juros e as multas. (Veja mais abaixo.) 💰Quando ocorrerá a renegociação? O processo acontecerá de 1º de novembro de 2025 a 31 de dezembro de 2026. O pedido de renegociação da dívida deve ser feito diretamente com o banco responsável pelo contrato, nos canais indicados por ele. 💰Quais serão as condições da renegociação? As regras são as seguintes: pagamento inicial no valor da primeira parcela da negociação; parcelamento da dívida restante em até 180 meses (15 anos); desconto de 100% dos encargos moratórios (ou seja, perdão total de juros e multas por atraso); parcela mínima de R$ 200,00, exceto se a dívida total for menor do que isso. 💰O que acontece com quem atrasar o pagamento após a renegociação? O estudante que aderir à renegociação e não cumprir com os pagamentos combinados poderá, assim como seu fiador, ter o nome negativado nos serviços de crédito. 💰Dívidas com a faculdade também podem ser renegociadas? Os estudantes do Fies costumam pagar, ao longo da graduação, um valor de coparticipação à universidade. Vamos supor que a renda de um aluno tenha possibilitado a ele um financiamento de 80% da mensalidade. Todo mês, ele deveria pagar à instituição de ensino os outros 20%, além de encargos educacionais. Se isso não for feito, a renegociação dessa parte da dívida não envolverá o MEC, e sim a própria universidade. Ministério da Educação aumenta em 30% teto do Fies para curso de Medicina 7 perguntas para não cair em uma cilada no Fies
g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed) 10 months ago
Dólar abre sessão desta terça-feira, com proximidade do tarifaço no radar image PIB do Brasil pode perder até R$ 175 bilhões com tarifa de 50% de Trump, diz estudo O dólar abriu a sessão desta terça-feira (29). A guerra comercial imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, continuam a mexer com os mercados financeiros, conforme investidores aguardam novas atualizações sobre as negociações do país com a China e com o Brasil. Além disso, o mercado também segue na expectativa pela Superquarta — quando tanto o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) quando o Banco Central do Brasil (BC) divulgam suas decisões de juros. As negociações no Ibovespa, principal índice acionário da bolsa, por sua vez, começam às 10h. 📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça ▶️ O tarifaço de Trump continua como um dos principais assuntos do dia. Lá fora, após o anúncio de um acordo com a União Europeia (UE), divulgado no domingo (27), as atenções agora se voltam para as negociações entre os EUA e a China. Os dois países estão em reunião em Estocolmo nesta semana para tentar encontrar um meio-termo e aliviar as hostilidades tarifárias que já se estendem por meses. A expectativa é que a trégua de taxas entre os dois países seja estendida por mais 90 dias. (Entenda mais abaixo) ▶️ Já por aqui, o Brasil segue sem avanços nas negociações com os EUA. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, afirmou ontem que o governo continua o diálogo com os norte-americanos, mas indicou que já começa a preparar um plano de contingenciamento. Segundo o blog do Gerson Camarotti, interlocutores do governo afirmaram que o presidente Lula (PT) está disposto a ligar para Trump para tratar o tema, desde que seja atendido. O clima no Planalto, no entanto, é de pessimismo, e a avaliação é que a Casa Branca apenas abra o diálogo após as tarifas entrarem em vigor, em 1º de agosto. Entenda a dificuldade do governo para negociar tarifaço com os EUA ▶️Na agenda econômica, as atenções ficam voltadas para a Superquarta — principalmente em meio aos temores de que as tarifas de Trump acabem aumentando a inflação e causem um movimento de alta de juros nos EUA e no mundo. As decisões do Fed e do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC estão previstas para esta quarta-feira (30). Veja abaixo como esses fatores impactam o mercado. Entenda o que faz o preço do dólar subir ou cair 💲Dólar a Acumulado da semana: +0,52%; Acumulado do mês: +2,89%; Acumulado do ano: -9,54%. 📈Ibovespa Acumulado da semana: -1,04%; Acumulado do mês: -4,84%; Acumulado do ano: +9,85%. Tarifaço segue na mira Com a proximidade do prazo final de 1º de agosto para o tarifaço anunciado por Donald Trump, as negociações comerciais voltam ao centro das atenções do mercado financeiro nesta semana. Após o novo acordo entre os EUA e a União Europeia, anunciado no domingo (27), as atenções se voltam para a China. Autoridades dos dois países se encontram em Estocolmo para tentar resolver as disputas comerciais das duas maiores economias do mundo. Atualmente, a China tem até 12 de agosto para firmar um tratado tarifário duradouro com o governo Trump. O prazo foi definido após acordos preliminares entre Pequim e Washington em maio e junho, que buscavam encerrar semanas de escalada tarifária e disputas envolvendo minerais de terras raras. A expectativa, agora, é que os dois países concordem em estender a trégua tarifária por mais 90 dias, o que evitaria uma nova escalada das tensões e facilitaria o planejamento de uma possível reunião entre Trump e o presidente chinês, Xi Jinping, no segundo semestre. E o Brasil? A proximidade da entrada em vigor das tarifas de Trump também eleva a preocupação com a situação do Brasil. As negociações com os EUA não avançaram até o momento, e investidores seguem cautelosos quanto à resposta brasileira. Na segunda-feira (28), o blog do Valdo Cruz indicou que o acordo entre os EUA e a União Europeia diminui ainda mais o poder de barganha do Brasil e reduz a urgência de um tratado dos europeus com o Mercosul. Por aqui, o governo continua tentando conversar com os norte-americanos. Na véspera, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, afirmou que o Brasil Na semana passada, o presidente Lula (PT) desabafou em conversa com interlocutores que não há nenhum canal de negociação direta e fluido com Trump, indicando que existem conversas no nível diplomático, mas elas não chegam à Secretária do Comércio dos EUA e tampouco à Casa Branca. Na última quinta-feira, assessores presidenciais relataram que Trump sinalizou a intenção de “punir” o Brasil, mesmo sem justificativa econômica clara para aplicar a tarifa mais alta. A avaliação aumentou o pessimismo da equipe de Lula quanto à possibilidade de reversão do tarifaço. Na sexta-feira, uma comissão de senadores viajou aos EUA na tentativa de abrir um canal de negociação com o governo americano. A iniciativa, porém, é vista com cautela por diplomatas brasileiros e está sendo boicotada pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e pelo blogueiro Paulo Figueiredo. Interlocutores de Lula que estão em Nova York relataram ao blog do Valdo Cruz que o presidente Donald Trump não autorizou sua equipe a abrir diálogo com o Brasil. Segundo o vice-presidente Geraldo Alckmin, há conversas com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick. No entanto, os negociadores têm ouvido que todas as decisões estão centralizadas na Casa Branca. *Com informações da agência de notícias Reuters. Cédulas de dólar John Guccione/Pexels
g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed) 10 months ago
Demora no dentista? Clínica goiana entrega exames e consulta em 1 hora image No universo frenético em que vivemos, onde o tempo é ouro e a agenda vive lotada, quem nunca se viu preso na saga dos agendamentos médicos? Consultas que demoram a chegar, exames que só ficam prontos dias depois... Parece enredo de filme de terror para quem busca otimização, não é mesmo? Mas e se eu te disser que, para a sua saúde bucal, essa experiência pode ser bem mais agradável e rápida? No CROOL Centro Odontológico, essa realidade já existe, e vem transformando a ida ao dentista em uma experiência ágil, eficiente e, acima de tudo, de alta qualidade. O fluxo de atendimento odontológico do CROOL se propõe a entregar exames, consulta e orçamento dentro de 60 minutos Freepik A busca por soluções que unam rapidez e excelência não é exclusividade de outros setores. No campo da saúde bucal, o Google nos revela um mar de pacientes que anseiam por isso. Termos como "dentista rápido e eficiente", "clínica odontológica com exames no local", "tratamento odontológico completo em um só lugar" e "orçamento odontológico na hora" demonstram um desejo claro: a otimização do tempo, sem abrir mão do melhor. E é exatamente isso que move o modelo de atendimento do CROOL. Os especialistas certos para o seu caso Imagine a seguinte cena: você precisa de uma orquestra, mas cada músico toca um instrumento diferente no seu próprio ritmo. Não seria o ideal para uma sinfonia perfeita, certo? Na odontologia, a lógica é a mesma, e o CROOL Centro Odontológico entendeu isso como ninguém. Enquanto em muitas clínicas um único profissional pode se aventurar em diversas especialidades, no CROOL, a filosofia é clara: cada dentista é um mestre em sua área. "Toda equipe é de especialistas e esse profissional só atua na sua área de especialização. Essa foi uma maneira que a gente fez para entregar a melhor qualidade", explica o Dr. Frederico Coelho (CRO-GO 5621), Mestre e Doutor em Implantodontia, e cofundador do CROOL. Essa abordagem, segundo o Dr. Frederico, não é um mero detalhe, é o pilar da excelência que impulsionou o CROOL à posição de um dos maiores centros odontológicos do Brasil. Quem faz canal, só faz canal. Quem realiza implantes, dedica-se apenas a implantes. Esse foco permite que os profissionais do CROOL acumulem um volume impressionante de casos em suas respectivas especialidades, refinando suas técnicas e aprimorando cada procedimento. "Ao focar em uma única especialidade, nossos dentistas acumulam um volume impressionante de casos, aprimorando suas técnicas e mantendo-se sempre em sua 'zona de conforto'", complementa o fundador do CROOL. O resultado? Uma qualidade de entrega que se reflete em cada sorriso transformado, afinal, ninguém quer um "faz-tudo" quando o assunto é a saúde do seu sorriso, não é mesmo? Exames, consulta e orçamento dentro de uma hora Você já viveu o desafio de peregrinar por consultórios, fazer exames em um lugar, esperar dias pelo resultado para só então agendar a consulta com o dentista? Esse tipo de experiência não tem vez no CROOL. Estamos falando de um fluxo de atendimento que foi desenhado pensando na sua comodidade e, principalmente, na sua agilidade. "A pessoa chega, faz a consulta, faz o cadastro e faz todos os exames, inclusive uma tomografia 3D que é impressionante. Em seguida, ela já sobe pra consulta com todos esses exames disponíveis", relata o Dr. Frederico Coelho. Isso significa que, em uma única visita, você realiza todos os exames necessários, incluindo uma tomografia 3D de alta precisão que oferece um panorama completo da sua saúde bucal. E a melhor parte, de acordo com o Dr. Frederico: "Projetamos um fluxo de atendimento onde a gente espera, em menos de uma hora, te entregar isso." Em outras palavras, em menos de 60 minutos, você terá um diagnóstico completo e um plano de tratamento personalizado. Um time multidisciplinar para cada aspecto do seu sorriso A agilidade do CROOL Centro Odontológico não para no diagnóstico. Uma vez que o plano de tratamento é aprovado, a equipe multidisciplinar entra em cena. Com cerca de 60 dentistas especialistas, o CROOL garante que seu tratamento seja distribuído entre as diferentes especialidades de forma eficiente, sem comprometer a qualidade. Esqueça a maratona de agendamentos em diferentes clínicas ou com diferentes profissionais. No CROOL, tudo acontece no mesmo lugar, de forma integrada e coordenada. Reconhecimento em forma de sorrisos No CROOL Centro Odontológico, o maior orgulho não vem de campanhas publicitárias mirabolantes, mas sim do reconhecimento de quem mais importa: os próprios pacientes. "Apesar da gente investir muito em marketing, a maioria dos nossos pacientes vêm de indicação", compartilha o Dr. Frederico Coelho. Essa estatística é a prova viva do compromisso do CROOL com a excelência e a satisfação. Assim como você confia em um hospital de renome como o Albert Einstein para um problema cardíaco, a ideia do CROOL é ser a sua referência em saúde bucal. O propósito é que, ao pensar em tratamento odontológico, a primeira opção que venha à mente seja: CROOL, é lógico. Ainda no ambiente digital, o CROOL apresenta uma impressionante nota de 4,9/5 no Google, baseada em mais de 4.800 avaliações. Essa conquista o posiciona como uma das clínicas odontológicas mais bem avaliadas de Goiânia e, possivelmente, entre as maiores em número de avaliações no Brasil. Assim como a indicação entre pacientes, esse reconhecimento online serve como um termômetro da satisfação com os tratamentos odontológicos oferecidos pelo CROOL. CROOL: O lugar do seu melhor sorriso Assim como ficou notável, o CROOL Centro Odontológico oferece uma estrutura completa para atender a todas as suas necessidades e as da sua família. Desde um simples check-up nas férias até emergência odontológica 24h, tudo está disponível em um só lugar. Inclusive, a estrutura da clínica conta com um laboratório de prótese próprio, garantindo agilidade e precisão na confecção de suas próteses. A missão do CROOL é proporcionar a você a comodidade de resolver tudo o que envolve sua saúde bucal em um único lugar. Cuidado odontológico? CROOL, é lógico! Fonte: CROOL Centro Odontológico Dentista responsável: Dr. Frederico Coelho (CRO-GO 5621), fundador do CROOL Centro Odontológico, é Mestre e Doutor em Implantodontia. Endereço: Av. 85, n°1.909, Setor Marista, Goiânia-GO. Contatos: 62 3941-3131 e 62 99254-4365. Instagram: @croolodontologia
g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed) 10 months ago
Tradição: Círio das Canoas recorda primeira procissão fluvial realizada há mais de 70 anos em Oriximiná image Círio Simbólico das Canoas reuniu centenas de fiéis em Oriximiná-PA, na tarde do dia 27 de julho de 2025 Vitor Bemerguy O Círio Fluvial Noturno de Santo Antônio, padroeiro da cidade de Oriximiná, no oeste do Pará, se aproxima e com ele, as tradicionais procissões que reúnem devotos de todos os cantos do município, como o Círio Simbólico das Canoas que foi realizado na tarde último domingo (27). O evento recorda o primeiro círio fluvial, que foi realizado em 1946. ✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp A imagem do santo foi trasladada da Igreja Matriz e depois embarcada no Porto da Barreirinha às 17h30 de domingo, onde recebeu a bênção do Padre Nilton Mendes, pároco da Paróquia de Santo Antônio para a procissão que foi acompanhada por dezenas de canoas enfeitadas com fitas coloridas fazendo uma releitura dos primeiros círios, relembrando como tudo começou até se tornar o grande Círio Fluvial Noturno de Santo Antônio. Após a chegada no porto da cidade de Oriximiná, a imagem foi levada em procissão terrestre até o cliper de Santo Antônio, onde foi celebrada a Santa Missa por volta das 19h30. A celebração foi presidida pároco Nilton Mendes e concelebrada pelos padres da paróquia. Procissão terrestre pelas ruas de Oriximiná em direção ao Clíper de Santo Antonio Vitor Bemerguy O Círio Simbólico das Canoas é um projeto realizado pela família Aragão em homenagem ao glorioso Santo Antônio. Todos os eventos que antecedem o Círio de Santo Antônio são marcados por expressiva participação de devotos. Círio Noturno O 79º Círio Noturno Fluvial de Santo Antônio de Pádua será realizado no próximo domingo, 3 de agosto. No sábado (2), a imagem será trasladada da Igreja Matriz até a Comunidade Santo Antônio do Xiriri, de onde sairá o Círio Noturno no dia seguinte. A imagem de Santo Antônio é conduzida em uma balsa que recebe decoração especial para o grande dia do Círio. Há mais de 10 anos, o diretor de Cultura Leandro Lobato é o responsável pela preparação da decoração da balsa. Segundo ele, o trabalho da equipe que ele comenda começa cerca de três meses antes, com a concepção do projeto. A execução leva cerca de um mês. "Para este ano nós estamos com um projeto inovador, que vai unir a tradição da arte de decoração da balsa com a tecnologia e a modernidade. A gente vai procurar mostrar o que há de mais moderno no mundo nas artes plásticas. Mas é claro que não vai deixar de ter a tradição das lâmpadas piscando, formando as geometrias, afinal elas fazem parte da simbologia de Santo Antônio. Então a gente sempre tem a preocupação com esse equilíbrio, para manter essa tradição viva", disse Leandro Lobato. No domingo, a programação começa às 05h com alvorada festiva, e à noite, após a chegada do Círio no porto da cidade, haverá recepção à imagem de Santo Antônio no cais do porto, procissão terrestre e missa festiva do Círio. A festividade deste ano tem como tema: “Santo Antônio: testemunha da esperança que não decepciona” e o subtema “Proclamar o ano da graça do Senhor” (Lc 4,19). De 3 a 17 de agosto, a paróquia Santo Antônio de Pádua terá extensa programação, que inclui: missas, trezena de Santo Antônio, Círio das Crianças e noites culturais. "Você é nosso convidado especial para as festividades de Santo Antônio que este ano têm como foco a reforma da nossa igreja. Nós contamos com a sua presença, com a sua oração, com o seu trabalho e a sua doação. Venha participar das festividades", convidou Padre Nilton Mendes. VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed) 10 months ago
Cafeicultores atingidos por granizo devem agir rápido para garantir direitos e acionar seguro; entenda image Especialista fala sobre direitos dos produtores rurais em caso de chuva de granizo As lavouras de café de diversas cidades do Sul de Minas foram atingidas pela forte chuva de granizo registrada na última sexta-feira (25). A Fundação ProCafé, que atua diretamente com produtores da região, ainda avalia qual foi a extensão e os impactos do fenômeno para os produtores da região. 📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp Apesar dos prejuízos visíveis nas plantações, a fundação destacou que a chuva também pode trazer efeitos positivos. Segundo a instituição, a umidade pode antecipar a abertura da primeira florada da próxima safra, o que deve ocorrer já no início de agosto. No entanto, os impactos da tempestade vão além do campo. De acordo com o advogado Vinícius Barquete, especialista em agronegócio, a ocorrência do granizo também tem consequências jurídicas importantes que afetam contratos de compra e venda com entrega futura, seguros agrícolas e até o crédito rural. Cafeicultores atingidos por granizo devem agir rápido para garantir direitos e acionar seguro Reprodução EPTV Documentação correta é essencial Barquete alerta que é fundamental que o produtor rural registre o prejuízo de forma adequada. “A maioria dos erros cometidos em situações como essa vem da falta de instrução. O produtor precisa acionar, o quanto antes, um agrônomo, um engenheiro e um advogado para elaborar os laudos necessários. Não se deve mexer na lavoura antes disso, mesmo sendo época de colheita”, explicou. O advogado destacou ainda que existem manuais específicos que orientam a documentação necessária para o crédito rural e o seguro agrícola. Esses documentos são essenciais para que o produtor consiga, por exemplo, renegociar contratos, prorrogar dívidas ou acionar o pagamento do seguro. Prazos curtos para ação Nos casos em que o produtor possui seguro, a recomendação é que ele providencie o registro do dano o mais rápido possível. “A chuva foi na sexta-feira. O ideal é que até hoje (segunda-feira), no máximo, ele já tenha fotografado a lavoura, feito contato com o agrônomo e iniciado o processo de elaboração do laudo técnico”, afirmou Barquete. Cafeicultores atingidos por granizo devem agir rápido para garantir direitos e acionar seguro Reprodução EPTV Caso o laudo demore alguns dias para ficar pronto, é importante que o profissional responsável consiga atestar as condições da lavoura no momento exato em que a chuva causou os danos. A documentação, depois de concluída, deve ser apresentada imediatamente ao banco ou seguradora. A Fundação ProCafé informou que acompanha de perto os desdobramentos e confirmou que, além do levantamento técnico dos prejuízos, irá orientar os produtores quanto às práticas recomendadas após eventos como esse. Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed) 10 months ago
VÍDEO: Araras-canindés são flagradas acasalando no topo de árvore seca em MS image Registro flagra araras acasalando em MS Um casal de araras-canindé foi flagrado acasalando na Lagoa Maior, ponto turístico de Três Lagoas (MS), na semana passada. O registro foi feito pelo fotógrafo Wilmar Carrilho. No vídeo, é possível ver um casal de araras protagonizando um momento de carinho no alto de uma árvore, em plena natureza. A cena rara demostra o comportamento da espécie de ave. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp A temporada de reprodução das araras-canindé começa em agosto e vai até janeiro. O período coincide com a transição da estação seca para a chuvosa, quando há mais alimentos disponíveis na natureza. Araras são monogâmicas Sendo animais monogâmicos, as araras tendem a ter o mesmo par para o resto da vida. Elas atingem sua maturidade sexual a partir de quatro a seis anos de vida. A fêmea costuma botar de 2 a 4 ovos — geralmente 2. O tempo de incubação varia entre 24 e 28 dias. Os filhotes nascem cegos e sem penas. As araras preferem fazer ninhos em cavidades de árvores altas, especialmente em áreas de mata ou cerrado. As próprias aves escolhem os parceiros que querem ter ao lado. *Estagiário sob supervisão de José Câmara. Araras foram flagradas durante acasalamento. Walmir Carrilho/Arquivo Pessoal Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed) 10 months ago
Da madeira à pele: o que é xilotattoo, estilo de tatuagem que levou artista de Sumaré a NY image Da madeira à pele: o que é xilotattoo, estilo de tatuagem que levou artista de Sumaré a NY Primeiro entalhada na madeira, depois impressa na pele: assim nasce a xilotattoo, estilo de tatuagem que transforma a tradição da xilogravura em arte corporal. Com influência da estética dos cordéis nordestinos, a técnica levou a tatuadora Thais França, de Sumaré (SP), até Nova York(EUA), onde participou da Empire State Tattoo Expo, um dos maiores eventos do mundo na área. O g1 visitou o estúdio da artista em Sumaré (SP) - confira abaixo. 📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp Além dos equipamentos típicos da profissão, o espaço também valoriza a cultura cordelista, e conta com um painel com vários exemplares do gênero, além de quadros de xilogravuras expostos nas paredes. A artista começou a trabalhar com tatuagens durante a pandemia, como uma forma de “se expressar artisticamente” e garantir o próprio sustento. Thais aperfeiçoou a técnica com aulas de xilogravura do poeta e cordelista J. Borges, um dos maiores nomes da xilogravura brasileira. “Foi na pandemia que passei a estudar tatuagem e pude fazer um curso com J. Borges. Daí para frente, quando eu fiz o curso, eu já tatuava e eu queria aprender a fazer xilogravura pra colocar isso na tatuagem. E foi isso. E de lá para cá eu venho unindo os dois”, explica a tatuadora. Dos quadros à pele: conheça estilo de tatuagem com xilogravura apresentado em NY por tatuadora de Sumaré Estevão Mamédio/g1 Da madeira à pele: como é feita uma xilotattoo? Em uma xilogravura, o artista esculpe o desenho na madeira e depois o imprime em um papel. Na xilotattoo, o tatuador repete o mesmo processo — só que a “impressão” é feita diretamente na pele do cliente. O profissional desenha em uma superfície (que pode ser madeira ou linóleo) e esculpe a arte com duas espátulas cortantes. A xilotattoo precisa ter um relevo mais profundo que uma xilogravura, para a imagem marcada no relevo não perca a nitidez na transferência. O tatuador pinta o quadro com tinta de decalque de tatuagem. Para isso, ele utiliza um rolo costumeiramente usado em xilos. A arte esculpida é encostada no corpo do cliente, transferindo o desenho para a pele. Após isso, o tatuador contorna a imagem como em uma tatuagem normal. ✍🏼 A profissional costuma cobrar um valor médio de R$ 300 por cada tatuagem. No estúdio da artista, os clientes podem levar a matriz da arte como uma lembrancinha. "Eu acredito que cada xilo é única. Eu acredito demais que a xilo deles [outros profissionais] eu não faço, assim como a minha ninguém faz", opina. Thais França, de 40 anos, esculpe os desenhos das tatuagens em uma madeira antes de ilustrar o corpo do cliente. Estevão Mamédio/g1 Tatuagem de cordel? O cliente que escolhe ter uma xilotattoo é livre para definir se quer manter ou não as bordas arredondadas típicas das artes cordelistas, que acabam passando no decalque. Mesmo compartilhando as raízes, a identidade da tatuagem anda de mãos dadas com a técnica da xilogravura, mas não necessariamente com o cordel e o Nordeste. Eu faço uma xilogravura com essa identidade visual do cordel, mas eu retrato o que eu vejo. Então, por exemplo, ao invés de fazer tatuagens de caju, eu vou fazer tatuagens de café [...]. O meu desenho tem essa imagem visual dessa xilo nordestina, no entanto, como eu não sou nordestina, eu faço imagens e expresso o que tá dentro do meu coração. Amante da literatura, a tatuadora sempre está acompanhada de cordéis. No estúdio, apresentando dezenas de títulos do gênero, uma estante enfeita a parede ao fundo e um painel móvel divulga a literatura para todos os lugares em que a artista se apresenta – inclusive, para Nova Iorque. Dos quadros à pele: conheça estilo de tatuagem com xilogravura apresentado em NY por tatuadora de Sumaré Estevão Mamédio/g1 Honra às raízes ✈️ Para viabilizar a viagem, a artista fez um curso intensivo de inglês, correu para renovar o passaporte, chegou a vender uma Kombi e fez uma vaquinha online para custear os gastos. Ela conta que Nova Iorque não deu nenhum retorno financeiro, mas ela pôde honrar e disseminar a cultura nacional através da arte. "Eu nunca tinha estado tão longe de casa e confesso que nada que eu vivi até hoje eu me preparou pra isso. Foi maravilhoso receber pessoas do mundo inteiro no meu estande e mostrar minha arte, assim como foi enriquecedor ver tatuadores do mundo todo e suas artes", destacou a artista. Achava que a única coisa que eu fazia bem era ser mãe. E agora a arte que eu faço, por amor e com o coração, está sendo reconhecida por pessoas de fora. Isso tem um significado que eu nem sei explicar. Dos quadros à pele: conheça estilo de tatuagem com xilogravura apresentado em NY por tatuadora de Sumaré Arquivo Pessoal *Estagiária sob supervisão de Gabriella Ramos. VÍDEOS: tudo sobe Campinas e região Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas
g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed) 10 months ago
Stalking: registros de perseguições contra mulheres sobem 21% em SC image Stalking: entenda o que é esse crime, saiba identificar e veja como denunciar No Código Penal desde abril de 2021, o crime de stalking é caraterizado pela perseguição on-line ou no mundo físico e tem como principais vítimas as mulheres. Em Santa Catarina, houve alta nos registros em 2024, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Na comparação com o ano anterior, alta no estado foi de 21%, com 5.249 novos casos, diante de 4.267 em 2023. A taxa ficou em 128 casos a cada grupo de 100 mil mulheres, uma média de 14 vítimas do sexo feminino perseguidas por dia. ✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp Os dados do anuário foram publicados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), na quinta-feira (24) e reúne registros criminais anualmente feitos pelas secretarias de segurança pública dos 26 estados e do DF. Veja como e quando denunciar o 'stalking', crime de perseguição Daniel Ivanaskas/G1 Veja mais de SC dados do Anuário da Segurança Pública: SC registra 1 de cada 4 casos de crimes virtuais no Brasil SC tem a 2ª menor taxa de mortes violentas do país Como identificar? Segundo a advogada Gisele Truzzi, especialista em crimes digitais, em entrevista ao g1, a principal característica desse crime é a repetição: "a perseguição reiterada é o primeiro sinal de alerta", explica. Ela explica que o stalking consiste em uma série de comportamentos que, acontecendo de forma repetitiva, tolhem qualquer forma de liberdade da vítima — de não se sentir confortável em publicar conteúdo nas redes sociais até ter medo de andar na rua. As formas em que o assédio pode ocorrer são variadas: muitas mensagens de uma mesma pessoa em diversas oportunidades, mesmo sinalizando que não quer ter aquele contato; muitas ligações seguidas; comentários, principalmente com teor negativo, em publicações feitas em redes sociais; o stalker pode criar perfis falsos em redes sociais para acompanhar o que você posta caso seja bloqueado; familiares e/ou amigos começam a ser seguidos pelo stalker ou pelos mesmos perfis falsos; a vítima percebe que alguém está sempre nos mesmos locais e horários que você; a vítima recebe comentários que mostram que aquela pessoa te viu ou sabe sobre a sua rotina, como dizer exatamente a roupa que você estava usando ou uma foto de algo seu ou de um lugar em que você esteve. Outras situações semelhantes podem indicar o stalking, mas o principal ponto é que elas sempre vão ocorrer repetidamente, em vários dias, em um mesmo horário ou em diferentes momentos. Além disso, Gisele destaca que o stalking geralmente está associado a outros crimes, como ameaça, extorsão ou violência psicológica — todas situações que amedrontam a vítima e podem cercear sua liberdade. Como denunciar Através do telefone 180, com atendimento nacional 24 horas por dia. Aplicativo Direitos Humanos Brasil da Ouvidoria Nacional de Diretos Humanos, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC). Em caso de urgência, os números 181, da Polícia Civil, e 190, da Polícia Militar, também atendem ocorrências de violência contra a mulher 24 horas por dia. Delegacia Virtual da Polícia Civil de Santa Catarina, neste link. Em farmácias, fazer um X na mão e mostrar aos atendentes. VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias