g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed)
g1.globo.com_rss_g1@atomstr.data.haus
npub1nj6n...fq4l
Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros. Vídeos dos telejornais da TV Globo e da GloboNews. https://g1.globo.com/
g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed) 9 months ago
Homem é morto a facadas após agredir mãe de suspeito no Agreste da Paraíba image Viatura da Polícia Civil, na Paraíba Polícia Civil/Divulgação Um homem de 33 anos foi morto a facadas na tarde desta quarta-feira (11), na zona rural de Aroeiras, no Agreste da Paraíba, após agredir a mãe do suspeito do crime. De acordo com a Polícia Civil, a vítima, identificada como Luciano Pereira da Silva, passou a tarde ingerindo bebida alcoólica e, já embriagada, começou a incomodar pessoas que transitavam pela região. Entre elas, estava uma mulher que seguia para casa e acabou sendo agredida por Luciano. Ao relatar o ocorrido ao filho, o homem se armou com uma faca e desferiu os golpes contra a vítima. Luciano Pereira não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O suspeito fugiu após o crime, mas já foi identificado pela Polícia Civil, que segue investigando o caso. Quais as diferenças entre o homicídio culposo e doloso? Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed) 9 months ago
Santarém encerra primeiro semestre de 2025 com saldo positivo de empregos formais <img src="https://s2-g1.glbimg.com/ODijd24rdUWyzZB8sDrilx0f1KI=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/3/n/snIAaIScy1mFtTTLzpRw/whatsapp-image-2025-09-06-at-19.34.56.jpeg"/> O primeiro semestre do ano fechou com saldo positivo de empregos com carteira assinada Reprodução/TV Tapajós O município de Santarém, no oeste do Pará, fechou o primeiro semestre de 2025 com saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada. De janeiro a julho, foram registradas 12.345 admissões contra pouco mais de 10 mil desligamentos, o que resultou em 2.223 novos postos de trabalho formais, segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). ✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp O bom momento reflete principalmente o aquecimento do comércio e dos serviços, setores que seguem como os grandes responsáveis pela movimentação no mercado local. Para quem busca uma vaga, o segredo é estar atento às oportunidades que surgem. Foi o que fez a vendedora Jéssica Reis, que aproveitou uma nova chance de recolocação. Ela contou que se cadastrou pela internet, passou pelas fases de seleção e já está em treinamento na nova empresa. A trabalhadora avaliou que a oportunidade traz não apenas estabilidade, mas também possibilidades de crescimento e novos aprendizados. A vendedora Rafaela Ferreira destacou que, em empresas de grande porte, o histórico profissional e o cumprimento de metas pesam bastante na hora da contratação. Para ela, determinação diária é um dos fatores que fazem a diferença no setor de vendas. De acordo com Everson Costa, supervisor técnico do Dieese no Pará, o saldo positivo mostra uma economia em expansão. Ele ressaltou que, para o segundo semestre, a expectativa é de ainda mais contratações, impulsionadas pelo calendário de eventos, pelas festas de fim de ano, pela Black Friday e pela circulação do 13º salário, que aquecem o consumo e abrem espaço também para contratações temporárias. Santarém registra mais de 12 mil admissões no primeiro semestre de 2025 VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed) 9 months ago
Assista ao Bom Dia Rio Grande Assista ao Bom Dia Rio Grande O g1 transmite ao vivo, de segunda a sexta, os telejornais da RBS TV: Bom Dia Rio Grande, Jornal do Almoço e RBS Notícias. . Aos sábados, temos transmissão ao vivo também do Jornal do Almoço e do RBS Notícias.. Acompanhe o canal do g1 RS no WhatsApp
g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed) 9 months ago
Ruivinha de Marte celebra 29 anos em Manaus com festa inspirada no Festival de Parintins image Aniversário de Ruivinha de Marte reúne amigos e homenageia cultura amazônica Divulgação A influenciadora Anny Bergatin, conhecida como Ruivinha de Marte, comemora o aniversário de 29 anos na noite desta sexta-feira (5) em Manaus, com uma festa temática do Festival de Parintins, uma das manifestações culturais mais emblemáticas do Amazonas. O evento reúne amigos próximos e familiares, celebrando a tradição e a cultura local. Recentemente, a influenciadora, natural de Urucará, anunciou que vai estrear no fisiculturismo, marcando uma nova fase na carreira. Para o aniversário na capital amazonense, ela montou um look inspirado nas cores dos bois Caprichoso e Garantido, com pinturas corporais indígenas, incorporando elementos da cultura amazônica à celebração. A festa promete seguir até o amanhecer, com o coração batendo no ritmo do boi-bumbá. Em junho, Ruivinha se mudou para São Paulo, mas retornou à capital amazonense para comemorar a data com amigos e familiares, tornando a festa ainda mais especial. LEIA TAMBÉM: Receita para Ruivinha de Marte ganhar até 17 kg inclui pão com ovo e treinos curtos Ruivinha de Marte cita bullying ao entrar para o fisiculturismo: ‘Me fez mudar’ Influenciadora saiu dos 43 kg e encontrou na musculação a superação Ruivinha de Marte explica escolha pela categoria Biquíni: 'Estética feminina equilibrada' A rotina inclui treinos rigorosos, alimentação planejada e suplementação estratégica, consolidando disciplina e dedicação que transformam o corpo e a rotina diária. Além de exigir comprometimento total da própria Ruivinha, mesmo em dias corridos, ela mantém o corpo fortalecido e definido com treinos curtos, alimentação regrada e suplementação, unindo estética e saúde. Ruivinha de Marte une tradição e transformação pessoal em aniversário temático Divulgação Pão com ovo, ceia, suplementos e treinos curtos: os segredos do shape de Ruivinha de Marte
g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed) 10 months ago
CDL Salvador, Rede Bahia e ESPM anunciam pós-graduação para comércio varejista <img src="https://s2-g1.glbimg.com/OREDR6TpBKKlwwckLL_nYMelhYg=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/p/b/fHx3sTTTWHvPUWegOX3A/espm-valterguedes.jpeg"/> Rede Bahia, CDL e ESPM anunciam nova pós-graduação em Salvador Walter Guedes A CDL Salvador, a Rede Bahia e a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) se uniram para anunciar a chegada do curso de pós-graduação master em Comportamento e Ciências do Consumo em Salvador. As inscrições seguem abertas até 13 de setembro. As aulas serão na capital baiana, em formato híbrido — online e presencial. A carga horária prevista é de 390 horas, com duração de três semestres (18 meses). Segundo os organizadores, o projeto é uma oportunidade inédita para empresários, executivos e profissionais do comércio se aprofundarem no entendimento do comportamento do consumidor e aplicarem estratégias baseadas em dados e ciência em seus negócios e nichos de atuação. 📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia "Ao trazer um curso desse nível para Salvador, estamos oferecendo às empresas e profissionais da nossa região acesso a um conteúdo de excelência, que antes só estava disponível nos grandes centros. É um passo importante para fortalecer o varejo e preparar nossos líderes para os desafios do novo mercado", destaca o professor e coordenador acadêmico regional da ESPM, Diego Oliveira. Para o presidente da CDL Salvador, Alberto Nunes, a iniciativa também reforça o compromisso da entidade com o desenvolvimento empresarial e com o comércio varejista da capital baiana e região. "Trata-se de um passo importante para fortalecer ainda mais o varejo e preparar os profissionais do setor para o futuro. Afinal, formar líderes mais preparados, capazes de tomar decisões estratégicas e gerar valor para suas empresas e para o varejo como um todo, é o objetivo de todos nós", defende. CDL Salvador, Rede Bahia e ESPM lançam nova pós-graduação em Salvador Walter Guedes Todas as aulas do curso serão ministradas por especialistas renomados. Entre os conteúdos abordados estão neurociência aplicada ao consumo, análise de dados, comportamento digital, experiência do cliente e estratégias omnichannel, além de estratégias de marketing. "Diante da presença da Rede Bahia em todo o estado, entendemos que o solo baiano é feito de entidades fortes e o conhecimento é fundamental nesse processo de agregar valor ao que é proporcionado aos baianos e baianas. Estamos muito felizes com mais essa parceria junto à ESPM. Desejo que tenhamos o melhor aproveitamento possível e que possamos colher outros frutos para os profissionais do comércio varejista", destaca a diretora comercial da Rede Bahia, Juliana Jozzolino. Rede Bahia, CDL e ESPM anunciam nova pós-graduação em Salvador Walter Guedes No último dia 12, a Rede Bahia sediou o evento de lançamento do novo curso, na presença de empresários locais, representantes de diversas instituições e professores. Na ocasião, uma palestra sobre como aplicar princípios da neurociência no comportamento do consumidor foi realizada, tendo em seguida um painel de discussão para interações e perguntas. O objetivo do encontro foi promover aprendizado e networking, proporcionando um ambiente enriquecedor para todos os participantes. Ex-alunos da ESPM e associados CDL Salvador têm condições especiais de pagamento. As aulas presenciais ocorrerão na sede da Rede Bahia, no bairro da Federação, às sextas-feiras e sábados, alternando com os encontros online. Mais informações estão disponíveis no site da ESPM. LEIA MAIS IF Baiano anuncia processo seletivo com mais de 3 mil vagas para cursos técnicos na Bahia Senac oferece 1500 vagas gratuitas para cursos profissionalizantes em Salvador e outras cidades da Bahia Projeto oferece 140 vagas para cursos gratuitos de instrumentos e artes em Salvador Veja mais notícias do estado no g1 Bahia Rede Bahia e ESPM oferecem curso para o mercado publicitário Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed) 10 months ago
Gênio da crônica e do humor: veja destaques da trajetória de Luís Fernando Veríssimo image Veríssimo estava internado desde o dia 11 de agosto no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, com um quadro de pneumonia Reprodução Jornal Nacional Morreu hoje (30) de madrugada, em Porto Alegre, o jornalista e escritor Luís Fernando Veríssimo. Ele tinha 88 anos. TV. Teatro. Cinema. Uma obra que se espalhou de diversas formas depois de ganhar o Brasil nas páginas dos jornais e livros. "Para mim é um mistério. Esse sucesso do livro é um mistério. Um fenômeno inexplicável", disse Luis Fernando Veríssimo em entrevista de arquivo. Talvez dê para começar a explicar pelo sobrenome. Veríssimo. Luis Fernando, filho de Érico. Um dos maiores nomes da literatura nacional, autor de obras como O Tempo e o Vento, uma influência inquestionável. "O pai foi um dos primeiros escritores brasileiros a escrever de uma maneira mais informal E eu acho que herdei um pouco isso. Essa informalidade na maneira de escrever", afirmou Luis Fernando Veríssimo . Luis Fernando Veríssimo nasceu em Porto Alegre, em 1936. Viveu parte da infância e da adolescência nos Estados Unidos, nos anos 60, trabalhou como tradutor, no Rio, onde se casou com Lucia Helena Massa, o amor da vida toda. "Isso tudo aconteceu porque a Lúcia era péssima datilógrafa", contou Veríssimo em entrevista a Pedro Bial em 2019. "Ele resolveu o caso casando, e se livrar da datilógrafa foi melhor negócio", brincou em resposta Lucia. De volta à capital gaúcha, a carreira de jornalista começou no Jornal Zero Hora, "Eu demorei muito para começar a escrever né, eu comecei com 30 anos, até então não tinha escrito nada, fora umas traduções do inglês para o português. E aí quando comecei a escrever eu já sabia mais ou menos como fazer", comentou Luis Fernando Veríssimo no programa Conversa com Bial. O primeiro livro, O Popular, foi lançado em 1973. Ao todo foram mais de 60 publicações. Crônicas, romances, contos e quadrinhos bem-humorados... que fizeram de Veríssimo um dos autores mais lidos do país. "Não tenho uma vocação humorística, mas consigo eventualmente produzir humor. Mas é uma coisa mais deliberada, mais pensada, do que propriamente espontânea, no meu caso", disse Veríssimo. Uma das marcas do humor crítico e sagaz está nas tirinhas que marcaram época. Duas serpentes que debatiam sobre futebol, o sentido da vida e a política. "Era época da ditadura. Eu comecei a ter um espaço no jornal em 1969, não se podia criticar governo obviamente, militar, não podia falar. Então as cobras foi uma maneira de eu dizer um pouco do que eu gostaria de dizer, mas no texto eu não daria para dizer. Talvez porque cobra e desenho tenha conotação de coisa infantil, coisa lúdica, passava pela censura", disse Veríssimo à GloboNews Literatura. Dentre os personagens mais conhecidos, o Analista de Bagé. Um gaúcho com abordagem bruta e técnicas pouco convencionais de tratar os pacientes. "Nunca pensei que meu personagem fosse virar estátua. Ainda mais na própria cidade de Bagé que eu escolhi como cenário pras atividades dele". Na Globo, Veríssimo foi um dos roteiristas da lendária TV Pirata, no fim dos anos 80 e o livro "Comédias da Vida Privada" foi adaptado para uma série. "Um desafio, porque o humor de televisão, ao contrário do que possa parecer, é mais difícil de fazer que o humor impresso, o humor gráfico, vamos dizer assim". Por trás da desenvoltura com o saxofone, uma de suas grandes paixões, se escondia um homem tímido. "Minha timidez é, por exemplo, tenho horror de fazer isso que tô fazendo agora. Dar entrevista, falar em público e tal. Eu sempre digo que não dominei a arte de falar e pensar ao mesmo tempo né, são duas coisas que se excluem. Então é nesse sentido é que se manifesta a minha timidez". Mas a economia nas palavras não se aplicava às máquinas de escrever e, depois, aos computadores. Os textos de Veríssimo frequentaram os principais veículos impressos do país. No jornal O Globo, foi colunista por 22 anos. "Essa é uma das vantagens da crônica. Ele [o escritor] pode ser o que quiser escrevendo uma crônica". Veríssimo tinha doença de Parkinson e problemas cardíacos. Em 2021, sofreu um acidente vascular cerebral, que o afastou da escrita. Ele estava internado desde o dia 11 de agosto no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, com um quadro de pneumonia. Veríssimo deixa a mulher, três filhos e dois netos. Numa das últimas entrevistas, ao programa Conversa com Bial, Veríssimo falou sobre o fim da vida, com a mesma leveza que marcou sua obra. Bial: "Você pensa em posteridade?" Veríssimo: "O que vier depois da gente?" Bial: "Como você vai ficar?" Veríssimo: "Eu sempre digo que a morte é a última coisa que eu quero que me aconteça (risos)".
g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed) 10 months ago
Mulher que matou marido e escondeu corpo em freezer é condenada a 20 anos de prisão em SC image Claudia Tavares Hoeckler, acusada de matar o marido, Valdemir Hoeckler Reprodução/Redes Sociais/Arquivo/NSC TV A mulher acusada de dopar, matar o companheiro e esconder o corpo dele no freezer dentro de casa em Lacerdópolis, no Oeste de Santa Catarina, foi condenada, em júri popular, a 20 anos de prisão, divulgou o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) nesta sexta-feira (29). Corpo de homem é encontrado dentro de um freezer em SC *Esta reportagem está em atualização
g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed) 10 months ago
Vídeo mostra momento em que paraquedista cai durante salto no interior de SP image Vídeo mostra momento em que paraquedista cai durante salto no interior de SP Um vídeo registrou o momento em que o paraquedista Marcelo Levy Garisio Sartori, de 46 anos, caiu durante um salto no Centro Nacional de Paraquedismo de Boituva (SP), nesta sexta-feira (29). Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu. Nas imagens, é possível ver que outros dois paraquedistas pousam no local antes de Marcelo, que aparece em seguida caindo em um lago e, depois, indo para o terreno ao lado. Assista acima. 📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp Marcelo era filho do desembargador e ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) Ivan Sartori. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o atleta se aproximava do solo quando o equipamento fechou e ele sofreu uma queda. Ele era atleta profissional da categoria D, a mais avançada do paraquedismo. Após a queda, o paraquedista chegou a ser socorrido e levado ao Hospital São Luís, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Paraquedista morre em acidente durante salto no interior de SP Marcelo Levy Sartori era advogado e sócio-administrador do escritório Levy Satori Advogados Associados, de São Paulo, onde ele morava. Ele havia acabado de completar 46 anos, celebrando a data no sábado (23). LEIA TAMBÉM: EMERGÊNCIA: Avião fica de 'barriga' para cima em área próxima à Serra do Japi em Jundiaí 'NÃO PAROU': Testemunha de acidente que matou ciclista diz que tirou chave da caminhonete de juiz embriagado para impedir fuga Marcelo com o pai, o desembargador e ex-presidente do TJ-Sp, Ivan Sartori Reprodução/Instagram Em nota, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) lamentou a morte do paraquedista. "Os integrantes do Tribunal de Justiça de São Paulo lamentam a morte precoce de Marcelo Sartori, filho do ex-presidente da Corte, e unem-se aos familiares e amigos nessa hora de imensa dor." A Associação de Paraquedismo de Boituva (APB) também lamentou o acidente e disse que Marcelo era considerado um paraquedista experiente. "O atleta Marcelo Levy Gariasio Sartori, ao se aproximar do solo, fez uma curva a baixa altitude e colidiu com violência em solo. Foi socorrido pela equipe de resgate de plantão do CNP, levado ao hospital de Boituva e veio a óbito. Seu equipamento foi recolhido para perícia", completou. A Prefeitura de Boituva informou que Marcelo estava com a habilitação internacional em dia e que o equipamento utilizado passou por uma verificação preliminar e estava em perfeitas condições de funcionamento. "As investigações já foram iniciadas pela Polícia Civil de Boituva. Até o momento, não foram encontradas evidências de falha mecânica", pontuou. "Segundo a CBPq - Confederação Brasileira de Paraquedismo, o atleta estava ativo na USPA - United State Parachute Association, entidade americana reconhecida mundialmente. Considerando que o atleta não era filiado à CBPq, a organização não tem competência para medidas específicas, contudo fará o acompanhamento das investigações policiais, inclusive prestando solidariedade junto aos familiares e a toda a comunidade pela perda", explicou. "A prefeitura manifesta solidariedade aos familiares, amigos e colegas do paraquedista, reiterando o compromisso de prestar apoio e seguir colaborando com as investigações para que todas as circunstâncias do ocorrido sejam devidamente esclarecidas." Os equipamentos foram apreendidos para perícia e o caso foi registrado como morte suspeita na delegacia de Boituva, que instaurou inquérito policial para investigar o caso. Segunda morte em um mês Esta é a segunda morte de um paraquedista neste mês em Boituva. No início de agosto, um homem de 44 anos morreu após um acidente no Centro Nacional de Paraquedismo. Conforme a Polícia Civil, Thomas Storino Britis bateu contra outro paraquedista em queda livre, mas os dois paraquedas foram abertos normalmente. Ainda segundo a polícia, o joelho do paraquedista atingiu a cabeça de Thomas, que foi levado para o Hospital São Luis e teve a morte confirmada. O outro paraquedista foi transferido para São Paulo, mas não há informações sobre em qual hospital ele foi atendido. Marcelo Sartori não resistiu aos ferimentos e morreu TJ-SP/Divulgação Marcelo Sartori morreu ao fazer uma manobra errada Reprodução/Instagram Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed) 10 months ago
Homem é encontrado carbonizado em imóvel no Bairro Fundinho, em Uberlândia image Imóvel onde homem foi encontrado carbonizado no Bairro Fundinho TV Integração/Reprodução Um homem identificado como Reinaldo de Oliveira, de 59 anos, foi encontrado morto com o corpo carbonizado após um incêndio em Uberlândia. O fogo queimou um imóvel localizado na área de um estacionamento no Bairro Fundinho, na noite de quinta-feira (28). Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas consumiram completamente o ambiente, provocando o colapso do teto e parte da estrutura. O local foi interditado pela Defesa Civil. ➡️ Clique aqui e siga o perfil do g1 Triângulo no Instagram De acordo com o dono do imóvel, que preferiu não se identificar, o rapaz conhecido por todos os moradores da região como "Ronaldinho" vivia em situação de rua e por isso cedeu o imóvel para que a vítima dormisse. O proprietário relatou que Reinaldo teria ingerido bebida alcoólica em excesso e dormido com um cigarro aceso na boca, o que poderia ter provocado o incêndio. Apesar da hipótese levantada pelo proprietário, a Polícia Civil não divulgou a possível causa do incêndio. O g1 entrou em contato com o Corpo de Bombeiros para confirmar a versão do dono, mas não houve retorno até a última atualização desta reportagem. O corpo de Reinaldo de Oliveira foi sepultado às 17h30 de sexta-feira (29), no Cemitério Bom Pastor. LEIA TAMBÉM: VÍDEO: Moradores impedem fuga de ladrão que tentou furtar condomínio Qual o apelido de Uberlândia você mais gosta? Universitários transformam o drama do vício em afeto em sessões gratuitas com pacientes Incêndio em vegetação mobiliza equipes próximo ao campus Glória da UFU VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed) 10 months ago
Prefeituras do interior de SP têm contratos com empresas suspeitas de irregularidades em quadro societário <img src="https://s2-g1.glbimg.com/f436lRgzK1QmWsUqv4_pO5JiPxc=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/t/A/fGhikxSNGBr5R8xqBH1w/votora1.jpeg"/> Prefeituras da região de Votorantim têm contratos milionários com empresas investigadas Quinze prefeituras da região de Sorocaba (SP) têm ou tiveram contratos com duas empresas, de uniforme e de alimento escolar, cujas proprietárias têm estilo de vida incompatível com os ganhos milionários em negócios com o Poder Público. Em apuração exclusiva da TV TEM, um procurador de Justiça alerta que as divergências no quadro societário das empresas levantam a suspeita do uso de laranjas. Uma das empresas é a CB News, fornecedora dos novos uniformes escolares para a Prefeitura de Votorantim (SP), cujo contrato de R$ 7,6 milhões foi suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) por suspeita de irregularidades. 📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp A CB News tem contratos com outras três prefeituras da região de Sorocaba, três de Jundiaí e sete da região de Itapetininga, mostra levantamento da TV TEM. Na Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), a ficha cadastral aponta Nadyla Torres de Almeida como proprietária da CB News desde agosto de 2022, quando saiu a antiga proprietária, Camila Souza Costa, que esteve à frente da empresa de junho a agosto daquele ano. Camila se desligou da CB News para abrir a Global Atacadista, em agosto de 2022, que atua com alimentos para escolas. A Global detém contratos com as prefeituras de Votorantim (no valor de R$ 3,4 milhões), e de outras duas cidades da região. Apesar da troca de comando de empresas entre as duas, Camila negou à reportagem da TV TEM ter sido dona da CB News e também desconhece quem seja Nadyla. A TV TEM apurou que Camila e Nadyla moram em endereços e cidades que divergem das que registraram pela CB News e pela Global na Jucesp. O estilo de vida das duas também não reflete os ganhos milionários das empresas com as prefeituras (leia mais abaixo). Confira a seguir a lista de todas as cidades que têm relação com a CB News e com a Global, em levantamento feito pela TV TEM. Negócios com a CB News Região de Sorocaba: Araçoiaba da Serra; Piedade; Salto de Pirapora; Votorantim. Região de Jundiaí: Cabreúva; Campo Limpo Paulista; Jarinu. Região de Itapetininga: Angatuba; Arandu; Campina do Monte Alegre; Fartura; Quadra; Tapiraí; Manduri. Negócios com a Global Atacadista Angatuba; Itapetininga; Votorantim. Nas redes sociais, estilo de vida simples de Nadyla Torres Almeida contrasta com faturamento milionário da CB News, empresa na qual figura como proprietária na Jucesp TV TEM/Reprodução Vidas contrastam com faturamentos A vida das proprietárias da CB News e da Global não reflete os ganhos das empresas com as prefeituras, conforme apurado pela TV TEM. Escolhida para fornecer os novos uniformes escolares em Votorantim, a CB News tem mais de 60 contratos com prefeituras paulistas desde 2021. Os valores totalizam mais de R$ 90 milhões. A reportagem da TV TEM apurou que a passagem de comando de Camila Costa para Nadyla Almeida, em agosto de 2022, resultou em aumento de capital da CB News de R$ 250 mil para R$ 1,5 milhão. Atualmente, esse valor passa dos R$ 5 milhões. Na Global, onde Camila figura como sócia-proprietária, o capital atualizado é de R$ 6 milhões. Apesar disso, ela também recebe R$ 750 pelo programa Bolsa Família, mensalmente, conforme apurado pela TV TEM. A soma dos benefícios recebidos é de quase R$ 13 mil. Nadyla não se apresenta nas redes sociais como empresária, dona da CB News, e não faz qualquer menção à atuação no ramo de uniformes escolares. Suas postagens revelam a rotina de uma vida simples em bairro carente de Diadema, mesma cidade onde reside Camila, conforme apurou a TV TEM. Porém, na Jucesp, consta como endereço residencial de Nadyla uma casa em Mauá, onde quem atende desconhece o nome da sócia da CB News. O endereço residencial informado por Camila, na Jucesp, não é o de Diadema, mas um apartamento desocupado no bairro do Belenzinho, em São Paulo, conforme verificado pela reportagem da TV TEM. Em contato com a TV TEM, Camila confirmou por telefone que é proprietária da Global Atacadista, mas quando indagada sobre o número do CNPJ, se negou a informar, alegando que é um tipo de informação “restrita”. Da mesma maneira, ela não quis dizer quais mercadorias a empresa comercializa. Camila também negou ser beneficiária do Bolsa Família. Nadyla não atendeu às ligações feitas pela reportagem. Procurada por telefone, a CB News não atende às ligações. Até a publicação desta reportagem, a Global Atacadista não se manifestou. Prefeituras da região de Votorantim têm contratos milionários com empresas investigadas Laranjas Para o procurador de Justiça Roberto Livianu, presidente do Instituto não Aceito Corrupção (Inac), as contradições descobertas pela reportagem da TV TEM podem indicar o uso de laranjas. “É absurdo que a empresa tenha esse faturamento e no quadro social conste uma pessoa com condição de vida discrepante. É absolutamente estarrecedor. É sinal óbvio de que tem coisa muito estranha aí, que precisa ser investigada”, afirmou o procurador. Resposta das prefeituras Procurada pela reportagem da TV TEM, a Prefeitura de Votorantim respondeu que mantém relação institucional com as empresas e que elas são contratadas após apresentação de documentos e certidões obrigatórias. A prefeitura informou que desconhece qualquer irregularidade. A Prefeitura de Araçoiaba da Serra informou que a CB News foi vencedora de pregões eletrônicos para a compra de material esportivo, mas nunca adquiriu uniformes escolares dela. Conforme a nota, “a empresa venceu um pregão eletrônico em 2022, que ocorreu sem qualquer intercorrência de acordo como preconiza a legislação, para aquisição de material esportivo”. A prefeitura informou que, em 2023 e em 2024, adquiriu da CB News uniformes para a prática esportiva no valor de R$ 53.730,00 e de R$ 71.700,00, respectivamente. “Em 2025, também venceu outra licitação, também na modalidade pregão eletrônico, no valor global de R$ 168 mil. Porém, nenhum pedido foi solicitado, portanto não houve gasto. O contrato vence em dezembro e não será renovado”, informou a prefeitura, na nota. A Prefeitura de Itapetininga informou que o único contrato com a Global foi em 2023, tendo sido selecionada por meio de ata de registro de preços para fornecer alimentos para o município, no valor de R$ 29.250. As prefeituras de Cabreúva e de Tapiraí informaram que não tinham contratos com as duas empresas. As prefeituras das demais cidades relacionadas não responderam à reportagem da TV TEM. Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed) 10 months ago
'Chavoso da USP' e Rubinho Nunes batem boca na CPI dos Pancadões: 'Quem é o vereador ligado ao PCC?' image 'Chavoso da USP' e Rubinho Nunes batem boca na CPI dos Pancadões A CPI dos Pancadões na Câmara Municipal de São Paulo terminou em bate-boca nesta sexta-feira (29). A discussão entre o vereador Rubinho Nunes (União Brasil) e o professor Thiago Torres, conhecido como "Chavoso da USP", começou após ele afirmar que o crime organizado também atua na Câmara Municipal (veja vídeo acima). O professor havia sido convocado pela CPI para depor. Na sessão, o vereador chegou a ameaçar dar “voz de prisão” ao youtuber por "testemunho falso". Instalada em maio, a CPI dos Pancadões investiga falhas da prefeitura na fiscalização de festas clandestinas, que causam pertubação do sossego, além de apurar organizadores e possíveis ligações com o crime organizado. Formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), Torres é conhecido na internet por criticar a criminalização da juventude negra e periférica e por abordar o preconceito contra o funk e as dificuldades enfrentadas por jovens das periferias para acesso à educação superior. Nesta sexta, ele foi convocado a depor por suposto envolvimento no crime organizado. ✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp Durante o depoimento, Nunes, que é presidente desta Comissão Parlamentar de Inquérito, questionou se Chavoso reconhecia a existência do crime organizado nas periferias. O youtuber respondeu que o crime organizado “existe em todo lugar”, inclusive “dentro desta Casa”, referindo-se à Câmara. A declaração gerou reação imediata. O vereador rebateu, pedindo que o youtuber apontasse quem seriam os parlamentares ligados ao crime. Mas Chavoso permaneceu em silêncio. “Quem é o parlamentar ligado ao crime organizado para que eu possa levar à Corregedoria?”, perguntou Nunes. “Qual é o vereador ligado ao Primeiro Comando da Capital (PCC)”? O vereador rebateu, pedindo que o youtuber apontasse quem seriam os parlamentares ligados ao crime. Mas Chavoso permaneceu em silêncio. Reprodução A discussão se intensificou e foi preciso intervenção dos outros vereadores da comissão para acalmar os ânimos. Em determinado momento, o vereador disse que mandaria recuperar, na gravação da sessão, o momento em que Chavoso insinuou a ligação de algum parlamentar ao crime organizado. Nunes disse que se ele negasse o que disse, “sairia preso”. Antes do bate-boca, o vereador havia perguntado se o youtuber repudiava a atuação de grupos criminosos, como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV). Chavoso rebateu dizendo que a pergunta “não tem nada a ver com baile funk” e afirmou que há uma “perseguição contra o gênero”. Ao encerrar a sessão, o vereador solicitou que a Câmara encaminhasse a gravação da fala do professor ao Ministério Público de São Paulo (MP-SP), alegando a necessidade de “adoção das medidas legais por possível falso testemunho”. Procurada, a Câmara Municipal não respondeu se acionou o MP-SP até a última atualização desta reportagem. Funk e guarda-chuva? Entenda como ‘umbrellas’ se tornaram símbolo dos bailes funk de SP Júulios Mariano/@juulios Depoimentos As audiências da CPI dos Pancadões já ouviram, desde junho, depoimentos do produtor musical Henrique Alexandre Barros Viana, o “Rato”, da produtora Love Funk, e agora do professor e youtuber Thiago Torres, o “Chavoso da USP”. Ambos foram convocados para esclarecer suspeitas de ligação com o crime organizado, presença de adolescentes nos bailes, hipersexualização nas músicas, consumo de drogas e bebidas alcoólicas nesses eventos. Chavoso, que havia criticado a criação da CPI em um podcast em junho, disse que sua convocação à comissão foi uma tentativa de a comissão “ganhar visibilidade” às custas de sua imagem. "A CPI quer aproveitar minha visibilidade para ganhar seguidores nas redes sociais, produzindo conteúdos com cortes de vídeos. Isso tem a ver com a criminalização da juventude negra e periférica da qual faço parte", disse. Rubinho Nunes, por sua vez, justificou as perguntas alegando que investigações encontraram indícios de que adegas e tabacarias estariam ligadas à lavagem de dinheiro do crime organizado. Na visão do professor, no entanto, há uma perseguição contra o gênero musical. “Vou discordar da associação ao crime feita com o funk e o baile funk. As festas que acontecem nas favelas nos sábados, sextas às noites, com música alta, não é só funk. Temos sertanejo, forró, samba, a favela tem diversas culturas, não se restringe só ao funk. Quando [a CPI] se limita a investigar e associar somente o funk é uma perseguição ao gênero." Após o depoimento, o presidente da CPI disse que é importante ouvir as pessoas que moram nas comunidades para contribuir com o trabalho do colegiado. Ele também disse que a CPI foi prorrogada por mais 120 dias dada a "complexidade do problema." A reunião do colegiado foi conduzida pelo presidente da comissão, o vereador Rubinho Nunes (União Brasil). Além dele, participaram os parlamentares Kenji Ito (Pode), Lucas Pavanato (PL), Cris Monteiro (Novo), Amanda Paschoal (PSOL) e Keit Lima (PSOL). Plenário da Câmara Municipal de São Paulo. Richard Lourenço/Rede Câmara
g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed) 10 months ago
Criança e adolescente são assaltados por dupla em moto na Zona Leste de Manaus; VÍDEO image Criança e adolescente são assaltados por dupla em moto na Zona Leste de Manaus Uma criança de 10 anos e um adolescente de 12 foram assaltados por dois suspeitos em uma moto em um beco localizado na rua Dálias, no bairro Coroado, zona Leste de Manaus. O caso aconteceu por volta das 11h desta sexta-feira (29), quando os dois voltavam da escola. Eles tiveram os celulares roubados. Assista o vídeo acima. Nas imagens registradas por uma câmera de segurança, os adolescentes aparecem caminhando por uma rua em um sentido, enquanto a moto segue no sentido contrário. 📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp Ao perceber as vítimas, o condutor retorna e a dupla aborda os estudantes. Um dos homens desce e toma os aparelhos. Toda a ação dura menos de 10 segundos. A Polícia Militar informou que está em busca dos suspeitos. Quem tiver informações pode denunciar de forma anônima. Criança e adolescente são assaltados por dupla em moto na Zona Leste de Manaus Divulgação
g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed) 10 months ago
Violência contra LGBTQIAPN+: pretos, trans e homossexuais são os mais vulneráveis no Piauí, aponta boletim image Violência contra LGBTQIAPN+: pretos, trans e homossexuais são os mais vulneráveis no Piauí, aponte boletim Reprodução/TV Diário No Piauí, a violência contra a população LGBTQIAPN+ atinge principalmente pessoas pretas, transexuais e homossexuais, segundo dados divulgados pela Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). O 3º Boletim de Dados de Violência Contra a População LGBTQIAPN+ foi lançado nesta sexta-feira (29). 🏳️‍🌈 A sigla LGBTQIAPN+ representa Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais/Travestis, Queer, Intersexo, Assexuais/Arromânticos/Agênero, Pansexuais e Não-binários, e o + para incluir outras identidades de gênero e orientações sexuais não explicitamente mencionadas. ✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp De modo geral, o relatório aponta que a violência se concentra em grupos vulneráveis e moradores de áreas periféricas. Além disso, destaca o crescimento de crimes como estelionato. Também reforça a urgência de políticas públicas voltadas para combater a violência em relacionamentos lésbicos, historicamente ignorada. Foram analisados 958 casos, envolvendo 808 vítimas. O documento foi desenvolvido em parceria com o Grupo de Pesquisa em Geografia Humana e Valorização do Espaço da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). LEIA TAMBÉM: Piauí lança primeiro boletim com dados sobre violência contra a pessoa LGBTQIAPN+ Jovens estudantes são as principais vítimas de crimes contra a população LGBTQIAPN+ Tipos de crimes e perfil das vítimas Em 2024, os crimes mais registrados foram estelionato (16,91%), ameaça (15,14%) e furto (13,88%). Os dados mostram uma mudança em relação a 2023, quando ameaça e estelionato lideravam. Segundo a SSP, a variação pode indicar alteração no padrão da violência ou maior visibilidade desses crimes. Foram registrados seis crimes violentos letais intencionais: dois homicídios e quatro feminicídios — sendo um transfeminicídio e três lesbofeminicídios. A maioria dos feminicídios ocorreu dentro de casa, enquanto os homicídios aconteceram em locais públicos. Nenhum feminicídio foi cometido com arma de fogo. O perfil das vítimas mostra que: 73,3% eram pessoas negras (pretas e pardas); com maior concentração na faixa etária de 21 a 40 anos. A idade média foi de 32 anos, com destaque para o grupo entre 26 e 30 anos; a maioria se declarou homossexual (78%), sendo 44,14% gays; também predominam pessoas solteiras (73,9%); e com ensino médio completo (38,89%). Pessoas transexuais e travestis são as principais vítimas de agressões físicas e ameaças. Já lésbicas, gays e bissexuais enfrentam mais crimes contra a honra e ataques digitais, como injúria, difamação e invasão de dispositivos. Locais dos crimes A violência se concentra em áreas específicas, com destaque para bairros de Teresina como Centro, Cabral, Vermelha, Morada Nova e Itararé. Cidades como Parnaíba, Campo Maior, Piripiri e Miguel Alves também registram altos índices. Teresina concentra a maioria dos crimes contra a população LGBTQIAPN+ no estado, com 512 dos 958 casos registrados. Os bairros Angelim, Fátima e Parque Ideal também mantêm altos índices. A repetição dessas áreas mostra que a violência é recorrente e não aleatória, com mapas apontando esses bairros como focos principais. VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed) 10 months ago
Operação reforça segurança em área de Fortaleza onde escola suspendeu aulas após conflitos entre facções <img src="https://s2-g1.glbimg.com/PYN5Ennm1yPwmupResQGoBqrS5s=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/J/z/TuAUl2S12zbDoGPyKcGQ/whatsapp-image-2025-08-29-at-20.03.46.jpeg"/> Operação reforça segurança em área de Fortaleza onde escola suspendeu aulas após conflitos entre facções. Kid Junior/SVM Uma operação das forças de segurança do Ceará foi deflagrada nesta sexta-feira (29). O objetivo do governo é reforçar a segurança na região onde uma escola suspendeu as aulas após conflitos entre facções e no restante do estado. Os trabalhos iniciaram no bairro Praia do Futuro. A Operação Integração Saturação Total colocou nas ruas do estado 250 policiais a mais e mais de 50 novas viaturas, conforme o governador Elmano de Freitas. O governador também adiantou as próximas medidas. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp “Na próxima semana, teremos reunião do nosso comitê, que envolve, também, o Tribunal de Justiça e a Polícia Federal, para anunciar novas ações contra o crime organizado”, disse Elmano. LEIA TAMBÉM: Cidade onde empresários foram mortos teve aumento de homicídios e extorsões após chefe de facção ser solto Professores se reúnem com prefeitura após escola suspender aulas devido à violência no Papicu, em Fortaleza A operação conta com reforço de 752 policiais militares, civis e penais, além do apoio de 195 viaturas e 110 motocicletas, somando-se ao policiamento ordinário. O secretário da SSPDS, Roberto Sá, também esteve presente na Praia do Futuro. “Os responsáveis por crimes registrados na região dos bairros Vicente Pinzón e Papicu estão sendo identificados e presos. Até o momento, somente no bairro Vicente Pinzón, entre julho e hoje, já realizamos 109 prisões e 54 apreensões de armas de fogo, quase duas prisões por dia e uma arma retirada de circulação diariamente”, disse. “No Papicu, foram 53 prisões nesse mesmo período. A sociedade pode contar com a nossa atuação: estamos ali para protegê-la, prendendo criminosos e tirando armas de circulação. Algumas chefias que não estão fisicamente na região também já foram identificadas. Sabemos onde estão e, se colocarem o pé no Ceará, serão presas imediatamente”, complementou. Corredores seguros vão fazer a segurança de alunos e professores Violência afeta escola Professores se reuniram, nesta quinta-feira (28), com a prefeitura de Fortaleza sobre o impacto da violência urbana no funcionamento das escolas na região do bairro Papicu. As aulas presenciais de uma escola municipal foram suspensas, nesta quarta-feira (27), em meio a um cenário de conflitos entre grupos criminosos que atuam na região. Uma casa incendiada e um ataque a uma viatura estão entre as ocorrências registradas na área no início desta semana. A presidente do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute), Ana Cristina Guilherme, disse que medidas foram debatidas com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e com a Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (SESEC). “Eles estão preparando uma série de providências para se colocar amanhã em uma reunião com os representantes das escolas que estão paralisadas, para colocar o protocolo que eles vão tomar para que as aulas voltem à normalidade”, disse a representante sindical. No entanto, ela criticou a demora da gestão municipal em buscar o apoio necessário. “Estávamos abandonados durante um mês. Esses conflitos começaram em julho. Daria para a prefeitura ter reunido, chamado as escolas, estabelecido um protocolo antes”, destacou. “Mas, como sempre, a gente tem que vir aqui para dizer que a gente existe, que são vidas, que vidas importam e que também a educação é um direito das crianças de aprender, um direito dos professores de ensinar. Mas, para que isso aconteça, é preciso estar resguardando vidas e a paz na nossa cidade”, complementou. Professores se reúnem com prefeitura devido à violência no Papicu, em Fortaleza. Na reunião, estiveram presentes a secretária executiva da Educação em Fortaleza, Ana Christina Silva, e o coronel Márcio Oliveira, chefe da SESEC. Eles também destacaram que foi discutido um plano de segurança. “Para que as nossas escolas, nossos alunos, os pais dos nossos alunos fiquem tranquilos e garantir o funcionamento total das nossas escolas no Distrito”, disse Ana Christina Silva. A região do bairro Papicu faz parte do distrito de educação II da capital cearense. “Fomos ao território, verificamos in loco a situação, estamos com as viaturas da Guarda Municipal, a Polícia Militar também, junto com a Integração, para que a gente possa garantir o funcionamento das escolas e todos os alunos da nossa cidade”, reforçou o coronel. Aulas suspensas Escola suspende aulas em comunidade do Papicu em meio a conflito de facções em Fortaleza A unidade com aulas suspensas é a escola municipal Professora Maria Gondim dos Santos, no Papicu. Conforme a SME, não houve ameaças à escola ou aos alunos da unidade, que fica na Travessa Guarani. “Contudo, em razão do clima de instabilidade que se instalou entre a comunidade escolar, a SME optou por recomendar estudos domiciliares, nesta quarta-feira (27/8)”, diz o órgão, em nota. Uma equipe da Inspetoria de Segurança Escolar da Guarda Municipal de Fortaleza se encontra no local para fazer a segurança, junto de uma equipe da Polícia Militar, por meio do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (COPAC). Morador relata tensão Incêndio é registrado em residência do bairro Papicu, em Fortaleza, na manhã desta quarta-feira (27) Reprodução Um morador, que preferiu não ser identificado, relatou que as aulas na escola municipal foram suspensas desde a terça-feira (26), com previsão para serem retomadas apenas na próxima segunda-feira (1º). Segundo ele, a decisão teria sido comunicada pela diretoria da unidade como medida de segurança para os alunos e funcionários. “Estão paralisadas todas as aulas, tanto de manhã como à tarde, devido à briga de facções que tá acontecendo na área lá do Papicu. Prejudicando não só os alunos como os pais, né? Porque às vezes, a gente não tem com quem deixar os filhos da gente”, comenta. O morador afirma que o conflito entre facções na região tem afetado a rotina da comunidade, alterando o funcionamento do comércio e limitando também a circulação das pessoas pelo bairro (confira no vídeo do início da reportagem). Ele afirma, ainda, que trocas de tiros têm assustado as pessoas da região nos últimos dias. “E a gente pede encarecidamente que a Polícia Militar, a Guarda Municipal, possam nos ajudar, certo? É um apelo que um pai faz porque você sabe que uma semana praticamente de aula, desde dia 26… E a diretora, querendo proteger os alunos, preferiu paralisar as aulas e retornando na segunda-feira”, afirmou o morador. A Secretaria Municipal da Educação não confirmou ao g1 sobre a suspensão das aulas na terça-feira (26), sobre a previsão de retorno das aulas nem se há outras unidades afetadas na região. Casa incendiada e viatura atacada Casa é incendiada no bairro Papicu na manhã desta quarta-feira (27), em Fortaleza Na manhã desta quarta-feira (27), uma residência do bairro Vicente Pinzón foi incendiada. Em vídeos registrados no local, é possível perceber que a casa tinha pichações antigas que faziam alusão a uma facção criminosa e que foram sobrepostas com novas pichações de um grupo rival. Uma das imagens mostra um carro do Corpo de Bombeiros no local. O g1 tentou contato com a corporação e foi informado que detalhes sobre a ocorrência seriam respondidas pela Secretaria da Segurança Pública. A TV Verdes Mares apurou que, ao contrário de informações que circulam entre moradores, o incêndio não foi iniciado por um ataque utilizando uma granada. Não houve, até o momento, confirmação oficial se o incêndio foi criminoso. Casa é incendiada no bairro Papicu, em Fortaleza, na manhã desta quarta-feira (27) Reprodução Conforme a Polícia Militar do Ceará, as chamas foram debeladas pelo Corpo de Bombeiros, e ninguém ficou ferido. O caso está sendo investigado pela delegacia do 9º Distrito Policial. No fim da tarde desta segunda-feira (25), uma viatura da Polícia Militar estacionada no bairro Serviluz foi atacada, com o vidro do passageiro traseiro quebrado após ser atingido por um objeto. Conforme a Polícia Militar, os policiais fizeram buscas na área, mas não capturaram suspeitos pela ação. Conflitos na região Em resposta à suspensão de aulas na escola do bairro Papicu, a Secretaria da Segurança Pública informou, por meio de nota, que as forças de segurança têm realizado ações levando em consideração a “dinâmica dos grupos criminosos atuantes no bairro Papicu e regiões próximas”. Com o envio das composições do Grupo de Segurança Escolar, os policiais militares devem auxiliar na manutenção da rotina na instituição de ensino e nas proximidades. Além disso, a pasta informa que são realizados trabalhos ostensivos pelo Policiamento Ostensivo Geral, Força Tática e o patrulhamento do 22º Batalhão de Polícia Militar. A região também teve o patrulhamento intensificado do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio). A Secretaria informou, também, que todos os casos na área são apurados e acompanhados por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e do 15º Distrito Policial. A pasta também informou a prisão de 109 pessoas no período entre 1º de julho e a última terça-feira (26), com flagrantes e cumprimentos de mandados. No período, foram apreendidas 55 armas de fogo. Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:
g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed) 10 months ago
Mari Menezes e Ulisses DJ terminam relacionamento em Barretos; influenciadora fez anúncio em rede social image Mari Menzes anuncia término com Ulisses DJ após noite na Festa do Peão de Barretos Reprodução/Redes Sociais A influenciadora Mari Menezes anunciou neste sábado (30) o término do namoro com Ulisses DJ. Na noite de sexta-feira (28) o casal esteve presente um camarote da Festa do Peão de Barretos. Nos stories, Mari postou uma foto com Ulisses em preto e branco anunciando a separação. Ela agradeceu a torcida e o carinho dos fãs, mas pediu respeito. "Sei que muitos acompanharam nossa trajetória com amor e torcida, por isso sentimentos que é justo dividir com vocês que eu e o Ulisses não somos mais um casal. Tivemos momentos lindos juntos e guardamos tudo com muito carinho, mas agora nossas vidas seguem rumos diferentes Agradecemos demais por todo o apoio de vocês e pedimos apenas respeito e compreensão nesse momento", publicou. 📱 Siga o g1 Ribeirão Preto e Franca no Instagram Já Ulisses publicou uma foto onde diz estar voltando de Barretos para São Paulo e se defendeu dos rumores de que teria empurrado a influenciadora durante o desentendimento. LEIA MAIS Ana Castela chora com os avós no palco, leva ícones da 'velha guarda' a Barretos e grava DVD de clássicos em 'último ato' como embaixadora Ana Castela diz ter realizado todos os sonhos, relembra loucura de Barretos e comenta 'falação' da internet: 'Deixa falar, vou vivendo' 'Bagaceira' no camping ou hotel com 'praia': público da Festa de Barretos compara hospedagens "Mariana é uma pessoa incrível, que nunca vai existir ninguém igual a ela. Ela continua sendo o amor da minha vida. Não empurrei ninguém. Ela desmentiu no comentário de uma página de fofoca, que foi apagado e não foi por ela", escreveu. O casal assumiu o relacionamento no dia 9 de março de 2025. Pelas redes sociais, Mari Menezes havia compartilhado fotos da aliança e do pedido. Mari Menezes e Ulisses estavam juntos desde março de 2025 Reprodução/Redes Sociais Leia mais notícias da Festa do Peão de Barretos 2025 VÍDEOS: Barretão 2025
g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed) 10 months ago
Eduardo Suplicy tem alta médica após passar por cirurgia para colocar marca-passo no RJ image Eduardo Suplicy é internado em Niterói (RJ) e diz que vai colocar marca-passo O deputado estadual paulista Eduardo Suplicy (PT), de 84 anos, teve alta médica nesta sexta-feira (29), dois dias depois de passar por uma cirurgia para implantar um marca-passo. Segundo o boletim médico do Niterói D'or, o procedimento foi realizado sem intercorrências e Suplicy vai seguir o pós-operatório em casa, com acompanhamento do cardiologista. Suplicy foi internado na terça-feira (26) no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em Maricá, após passar mal no dia anterior. O deputado paulista estava no RJ desde sábado (23) para participar do 24º Congresso da Rede Mundial de Renda Básica, que começou na segunda-feira (25) e ia até sexta (29), em Maricá e em Niterói. Na terça (26), Suplicy foi transferido para o Hospital Niterói D’Or. Médicos da unidade identificaram uma arritmia cardíaca. Chamadas de vídeo Eduardo Suplicy participou de congresso por chamadas de vídeo na terça (E) e nesta quarta Reprodução/Instagram Do leito do hospital, ainda na terça, Suplicy participou por chamada de vídeo do congresso e leu um discurso. “Com o coração apertado, me dirijo a vocês, pois infelizmente não poderei participar presencialmente”, disse. “Preciso fazer um marca-passo para que as coisas caminhem melhor”, informou. Nesta quarta, ele fez nova chamada de vídeo para uma sessão plenária. Ele já não estava na cama e participou sentado. Remissão de câncer e Parkinson No ano passado, Suplicy tratou de um linfoma não Hodgkin. A doença havia sido detectada em julho. Em novembro, o deputado afirmou que o câncer estava em remissão. Em setembro de 2023, o deputado revelou que tinha sido diagnosticado com a doença de Parkinson. Ele afirmou que, desde fevereiro, o tratamento para a doença tem sido feito com derivados da cannabis sativa – a planta da maconha. Remédio usado por pacientes com Parkinson causa arritmia cardíaca, mostra pesquisa O deputado estadual Eduardo Suplicy (PT), parlamentar mais votado da Alesp em 2022 Paulo Pinto/Fotos Públicas
g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed) 10 months ago
Orçamento 2026: proposta do governo contempla recursos para reajustes de salários de servidores O governo separou R$ 12,1 bilhões para reajustes de servidores do Executivo em 2026 já negociados, além de outros R$ 4,4 bilhões a novas pactuações programadas para o próximo ano. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (29) pelo Ministério da Gestão. Os números constam na proposta de Orçamento do ano que vem, enviada hoje ao Congresso Nacional. De acordo com o governo, os aumentos salariais ajudam no aumento previsto das despesas com pessoal do Executivo, de R$ 315 bilhões, neste ano, para R$ 350,4 bilhões em 2026. Em 2024, o governo fechou acordos com servidores, no no âmbito das Mesas Específicas e Temporárias de Negociação, contemplando reajustes e reestruturações de carreiras com quase 100% dos servidores do Executivo Os acordos contemplam aumentos salariais para os servidores em dois anos, com diferentes índices de correção. A primeira parcela dos reajustes foi paga neste ano, com impacto de R$ 16 bilhões nas contas públicas. Histórico Em 2023, o Orçamento aprovado pelo Congresso reservou R$ 11,6 bilhões para o reajuste dos servidores. Isso permitiu que o Planalto firmasse acordo com os servidores, naquele ano, para um reajuste salarial de 9% — formalizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O acordo também contemplou um aumento de R$ 200 no auxílio-alimentação. O tíquete passou de R$ 458 para R$ 658 mensais, naquele momento. Em 2024, os servidores do Executivo não contaram com reajustes salariais. Houve, entretanto: um aumento do auxílio-alimentação, que passou de R$ 658,00 para R$ 1.000,00; alta de 51,1% nos recursos destinados à assistência à saúde suplementar (“auxílio-saúde”); aumento de 51,1% na assistência pré-escolar (“auxílio-creche”), de R$ 321,00 para R$ 484,90, para todos os servidores federais.
g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed) 10 months ago
É #FAKE que foto antiga mostre Camila Pitanga loira no colo da mãe; imagem foi manipulada por inteligência artificial image Foto de Camila Pitanga foi adulterada g1 Circula nas redes sociais uma foto em preto e branco da atriz Camila Pitanga, na infância, no colo da mãe, Vera Manhães. O post também exibe o que seria uma versão digitalmente colorida da mesma imagem, para dizer que a artista "nasceu loira" e não seria filha do ator Antonio Pitanga. É #FAKE. selo fake g1 🛑 Como é a publicação falsa? Publicado na terça-feira (26) no X, onde já teve mais de 1 milhão de visualizações, o post mostra uma foto real, em preto e branco, na qual a atriz Camila Pitanga aparece, ainda criança, no colo da mãe, Vera Manhães. Ao lado, está o que seria a versão digitalmente colorida da mesma imagem. Mas, na verdade, ela passou por adulterações que não se limitaram à aplicação de cores: os rostos foram adulterados, o que não é citado no texto da publicação. Ele apenas diz: "Camila Pitanga e sua mãe quando era bebê. Sim, ela nasceu loira e por isso suspeita-se que seu pai biológico seja o ex-marido da mãe um francês". O post circulou cinco dias após Camila ter participado, ao lado do pai, o ator Antonio Pitanga, do podcast "Mano a Mano", apresentado por Mano Brown, dos Racionais MC's, e Semayat Oliveira. Durante a entrevista, o rapper perguntou: "O [Antonio] Pitanga [é] um homem negro retinto. Você é uma mulher mulata – posso usar esse termo?". Ela responde: "Negra". Ele, na sequência, diz: "Você sabe que a gente é lido como pardo, certo?". Camila, então, completa: "Tudo bem, mas eu não me chamo de parda [...]. Eu nunca me achei parda. [...] Uma coisa é como me veem, e [outra é] como eu me vejo". O episódio gerou comentários nas redes sociais sobre identidade racial. ⚠️ Por que isso é mentira? Ao Fato ou Fake, a assessoria de imprensa de Camila Pitanga afirmou a foto em preto e branco é real (veja abaixo). Sobre a versão colorida, disse: "A segunda foto está manipulada digitalmente. A criança loira não é a Camila, e os traços da mãe dela também foram afinados". Sobre a alegação de que a atriz era loira na infância, a resposta foi: "Camila Pitanga tinha o cabelo pinga-fogo, de criança arteira, com um castanho mais claro na ponta. Mas nunca dá para dizer que era loiro". Por fim, classificou de "absurdo" e "obviamente mentira" o trecho do post viral segundo o qual Antonio Pitanga não seria o pai biológico da artista. Foto de Camila Pitanga segurando o retrato preto e branco de quando ela era criança Assessoria Camila Pitanga O Fato ou Fake submeteu a foto colorida ao DecopyAI, ferramenta que detecta o uso de inteligência artificial (IA) em imagens. Segundo a ferramenta, há 100% de chance de a imagem la ter sido criada por esse recurso (veja análise ao fim desta reportagem). O DecopyAI listou sinais típicos de IA: Os cabelos de ambas não têm mechas complexas e imperfeitas típicas de fotos reais. Em vez disso, eles estão uniformes demais, sem as sutis e esperadas variações no reflexo da luz. As texturas do tecido das roupas, especialmente o padrão floral da criança, parecem um pouco "chapadas" (uniformes) e excessivamente nítidas. Os detalhes são claros, mas faltam os vincos naturais e pequenas deformações dos tecidos. A iluminação é distribuída de forma uniforme, mas as sombras, especialmente ao redor do pescoço e dos ombros, não têm profundidade e variação normalmente vistos quando há iluminação natural. O fundo é simples e uniforme, algo típico em retratos gerados por IA para manter o foco nas pessoas, sem atenção a detalhes complexos. Decopy AI indicou que foto foi adulterada por IA g1 Foto de Camila Pitanga foi adulterada g1 Veja também Veja o que é #FATO ou #FAKE em vídeos do conflito entre Israel e Irã Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake VÍDEOS: Fato ou Fake explica VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
g1 (RSS Feed)'s avatar
g1 (RSS Feed) 10 months ago
Homem que pichou suástica em casas no interior de SP foi flagrado por câmera de segurança; VÍDEO image Imagens mostra momento que homem picha casas com suásticas em Ribeirão Preto, SP A câmera de segurança de uma das casas na Rua Luiz de Maio flagrou o momento em que um homem pichou uma suástica no muro de uma residência. O caso aconteceu na madrugada desta sexta-feira (29), no Antônio Marincek, em Ribeirão Preto (SP). (veja vídeo acima) Nas imagens, gravadas por volta das 2h, é possível ver o momento em que o suspeito, que aparece de bermuda e sem camisa, surge e picha o primeiro imóvel com o símbolo nazista. Na sequência, ele atravessa a rua, e picha a casa da frente. 📱 Siga o g1 Ribeirão Preto e Franca no Instagram O homem ainda não foi identificado, mas o material já está com a polícia, que investiga o caso. A apologia ao nazismo é crime no Brasil, com pena de reclusão de até cinco anos e multa. Homem que pichou casas em Ribeirão Preto, SP, com suástica ainda não foi identificado Câmera de segurança Quatro casas na mesma rua foram pichadas pelo criminoso com a suástica. Os moradores informaram que vão fazer boletim de ocorrência. LEIA TAMBÉM Casas amanhecem pichadas com suásticas em Ribeirão Preto Saiba por que fazer gesto nazista é crime no Brasil O bairro, que fica na zona Norte de Ribeirão, é o mesmo onde uma quinta casa já havia sido pichada com mesmo símbolo nazista há cerca de 15 dias. Câmera de segurança flagrou homem pichando símbolo nazista em casa em Ribeirão Preto, SP Câmera de segurança À EPTV, afiliada da TV Globo, a Secretaria de Segurança Pública informou que o 5º Distrito Policial já começou a investigação para identificar quem fez as pichações e o responsável vai responder por crime de preconceito de raça ou de cor. Moradores estão assustados O caso deixou moradores da região assustados. A dona de casa Ironeide Moreira mora sozinha e disse que está com medo. "Estou com muito medo, porque sou uma idosa, moro sozinha. A gente fica com essa preocupação". Casas amanheceram pichadas com suásticas em Ribeirão Preto, SP Reprodução/EPTV Diretora da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Gabriela Rodrigues classificou a ação como delicada e disse que a prática é tipificada na lei de racismo. "O direito processual penal identifica nessa conduta um desrespeito a preceitos fundamentais da Constituição, como a igualdade entre os povos. Não à toa, é tipificada a conduta na lei de racismo. É uma lei que assessora o Código Penal e indica, dentre outros crimes, o crime relacionado à divulgação e veiculação de emblemas que possam fazer apologia ao nazismo". À EPTV, a Sociedade Israelita de Ribeirão Preto repudiou o ato e afirmou que vai tomar providências. Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região