Assista ao JRO1 desta segunda-feira, 20
<img src="https://s2-g1.glbimg.com/xwjoitJ-TBozEcQVHejsTUIgeBg=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/U/h/xe9CBVTyipP463GZNw6Q/whatsapp-image-2025-10-20-at-10.46.27.jpeg"/> Assista ao JRO1 desta segunda-feira, 20
https://g1.globo.com/ro/rondonia/ao-vivo/assista-ao-jro1-desta-segunda-feira-20.ghtml
g1 (RSS Feed)
g1.globo.com_rss_g1@atomstr.data.haus
npub1nj6n...fq4l
Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros. Vídeos dos telejornais da TV Globo e da GloboNews.
https://g1.globo.com/
Saiba quem é Rodrigo Pantera, fisiculturista baiano que foi feirante e conquistou título no Mr Olympia Brasil
Rodrigo Pantera venceu a edição brasileira do Mr Olympia
Reprodução/Redes Sociais
O fisiculturista baiano Rodrigo Pantera, natural de Brejões, cidade que fica no sul da Bahia, venceu a quinta edição do Mr Olympia Brasil, versão nacional do maior campeonato de fisiculturismo do mundo, que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos.
O atleta disputou na categoria “Classic Physique Open C" e levou também o título “Overall”, ou seja, foi o grande campeão entre todas as subdivisões. Com isso, ele garantiu o "Pro Card" da Federação Internacional de Fisiculturismo & Fitness (IFBB) e está habilitado para disputar competições profissionais de alto nível.
Antes de competir como fisiculturista, Rodrigo passou anos trabalhando como feirante e depois como pedreiro e repositor de supermercado.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
A virada começou quando ele decidiu mostrar nas redes sociais o seu processo: treinos, alimentação e o dia a dia. Atualmente, o baiano acumula mais de 5 milhões de seguidores nas redes sociais e se tornou uma figura conhecida no universo fitness. Em seus vídeos, ele mostra sua rotina de exercícios e alimentação saudável.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Com o Pro Card em mãos, Rodrigo agora mira voos maiores e tem o sonho de disputar campeonatos ao lado de Ramon Dino, vencedor na categoria Classic Physique no Mr Olympia norte-americano e tornar-se uma referência para o fisiculturismo brasileiro.
No entanto, para alcançar esse objetivo, Rodrigo precisa somar títulos internacionais reconhecidos pela IFBB e conquistar a vaga no maior evento de fisiculturismo do mundo.
LEIA TAMBÉM:
Filho de Xanddy e Carla Perez se inscreve em primeiro campeonato de fisiculturismo e recebe apoio da família: 'Já ganhou'
Filho de Carla Perez posta vídeo sem camisa, é acusado de usar anabolizantes e é defendido por mãe: 'disciplina'
Um quilômetro por cada ano de vida: idoso corre 64 km para comemorar aniversário em Salvador
Rodrigo Pantera comemora o prêmio ao lado da esposa e filha
Reprodução/Redes Sociais
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/G/p/ThfwEqSu2bYmQdLcxwkA/design-sem-nome-2025-10-20t113340.505.png)
Rodrigo Pantera venceu a edição brasileira do Mr Olympia
Reprodução/Redes Sociais
O fisiculturista baiano Rodrigo Pantera, natural de Brejões, cidade que fica no sul da Bahia, venceu a quinta edição do Mr Olympia Brasil, versão nacional do maior campeonato de fisiculturismo do mundo, que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos.
O atleta disputou na categoria “Classic Physique Open C" e levou também o título “Overall”, ou seja, foi o grande campeão entre todas as subdivisões. Com isso, ele garantiu o "Pro Card" da Federação Internacional de Fisiculturismo & Fitness (IFBB) e está habilitado para disputar competições profissionais de alto nível.
Antes de competir como fisiculturista, Rodrigo passou anos trabalhando como feirante e depois como pedreiro e repositor de supermercado.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
A virada começou quando ele decidiu mostrar nas redes sociais o seu processo: treinos, alimentação e o dia a dia. Atualmente, o baiano acumula mais de 5 milhões de seguidores nas redes sociais e se tornou uma figura conhecida no universo fitness. Em seus vídeos, ele mostra sua rotina de exercícios e alimentação saudável.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Com o Pro Card em mãos, Rodrigo agora mira voos maiores e tem o sonho de disputar campeonatos ao lado de Ramon Dino, vencedor na categoria Classic Physique no Mr Olympia norte-americano e tornar-se uma referência para o fisiculturismo brasileiro.
No entanto, para alcançar esse objetivo, Rodrigo precisa somar títulos internacionais reconhecidos pela IFBB e conquistar a vaga no maior evento de fisiculturismo do mundo.
LEIA TAMBÉM:
Filho de Xanddy e Carla Perez se inscreve em primeiro campeonato de fisiculturismo e recebe apoio da família: 'Já ganhou'
Filho de Carla Perez posta vídeo sem camisa, é acusado de usar anabolizantes e é defendido por mãe: 'disciplina'
Um quilômetro por cada ano de vida: idoso corre 64 km para comemorar aniversário em Salvador
Rodrigo Pantera comemora o prêmio ao lado da esposa e filha
Reprodução/Redes Sociais
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/G/p/ThfwEqSu2bYmQdLcxwkA/design-sem-nome-2025-10-20t113340.505.png)
G1
Saiba quem é Rodrigo Pantera, fisiculturista baiano que venceu Mr Olympia Brasil | G1
Natural de Brejões, cidade que fica no sudoeste da Bahia, Rodrigo Pantera foi campeão em categoria de edição brasileira do Mr Olympia, obtendo o
Cães com olhos perfurados e gatos com anemia: veterinário é preso em criadouro clandestino de animais no RS
Criadouro clandestino de animais é descoberto em Novo Hamburgo
Divulgação/Patram
Um criadouro clandestino de animais foi descoberto em Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no sábado (19). No local, foram resgatados 61 animais que foram encontrados em situação de maus-tratos.
O médico veterinário responsável pelo local foi preso em flagrante pela Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar. O advogado Omar Dupont, responsável pela defesa, declarou que não teve acesso aos documentos e, por isso, não vai se manifestar.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O resgate ocorreu durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão feito por um oficial de Justiça, acompanhado pela Patram e por protetoras de animais. Segundo a polícia, os animais estavam em condições insalubres.
Uma médica veterinária que acompanhou a operação emitiu um parecer técnico confirmando o estado de sofrimento e comprometimento do bem-estar dos animais, que tinham a omissão de cuidados básicos, além negligência e exposição a condições degradantes.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Dos 61 animais resgatados, 45 foram cães das raças shih tzu, bulldog francês e spitz alemão, além de 16 gatos da raça persa. Entre os resgatados, estavam cadelas idosas prenhas, cães cegos e com olhos perfurados e gatos com anemia e desidratação.
Conforme o relato de protetoras de animais que acompanharam o resgate, os animais estavam confinados em espaços pequenos, sem receber alimentação adequada, em meio ao acúmulo de fezes, urina e sujeira. No local, também foi identificada infestação de baratas.
Foram apreendidos medicamentos veterinários vencidos, configurando, conforme a Patram, crime de irregularidade sanitária.
Investigação
O caso é investigado pela 2ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo. A delegada Marina Goltz informou que o processo corre em segredo de justiça e, por isso, não pode se manifestar.
Depois da ação, os animais ficaram sob responsabilidade da ONG Pata Santa, que os encaminhou para atendimento veterinário em uma clínica de Canoas, onde estão recebendo tratamento.
A organização informou que "os cães e gatos apreendidos não estão liberados judicialmente para adoção".
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/s/u/Hm7SbpR7iB0s8pVpMBgg/g1-56-.png)
Criadouro clandestino de animais é descoberto em Novo Hamburgo
Divulgação/Patram
Um criadouro clandestino de animais foi descoberto em Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no sábado (19). No local, foram resgatados 61 animais que foram encontrados em situação de maus-tratos.
O médico veterinário responsável pelo local foi preso em flagrante pela Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar. O advogado Omar Dupont, responsável pela defesa, declarou que não teve acesso aos documentos e, por isso, não vai se manifestar.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O resgate ocorreu durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão feito por um oficial de Justiça, acompanhado pela Patram e por protetoras de animais. Segundo a polícia, os animais estavam em condições insalubres.
Uma médica veterinária que acompanhou a operação emitiu um parecer técnico confirmando o estado de sofrimento e comprometimento do bem-estar dos animais, que tinham a omissão de cuidados básicos, além negligência e exposição a condições degradantes.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Dos 61 animais resgatados, 45 foram cães das raças shih tzu, bulldog francês e spitz alemão, além de 16 gatos da raça persa. Entre os resgatados, estavam cadelas idosas prenhas, cães cegos e com olhos perfurados e gatos com anemia e desidratação.
Conforme o relato de protetoras de animais que acompanharam o resgate, os animais estavam confinados em espaços pequenos, sem receber alimentação adequada, em meio ao acúmulo de fezes, urina e sujeira. No local, também foi identificada infestação de baratas.
Foram apreendidos medicamentos veterinários vencidos, configurando, conforme a Patram, crime de irregularidade sanitária.
Investigação
O caso é investigado pela 2ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo. A delegada Marina Goltz informou que o processo corre em segredo de justiça e, por isso, não pode se manifestar.
Depois da ação, os animais ficaram sob responsabilidade da ONG Pata Santa, que os encaminhou para atendimento veterinário em uma clínica de Canoas, onde estão recebendo tratamento.
A organização informou que "os cães e gatos apreendidos não estão liberados judicialmente para adoção".
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/s/u/Hm7SbpR7iB0s8pVpMBgg/g1-56-.png)
G1
Criadouro clandestino de animais é descoberto em Novo Hamburgo | G1
Médico veterinário responsável pelo local foi preso em flagrante. Mais de 60 animais foram resgatados e encaminhados para tratamento.
Vítima de acidente com 17 mortos fazia percurso duas vezes por ano: 'Me convidou para vir com ela', diz amigo que escapou de tragédia
<img src="https://s2-g1.glbimg.com/O15OIAiVr-9gqHC5olpb44iaXyA=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/d/8/52gjfQSwWZzsLwPzJ8Iw/sueli.jpeg"/> 'Me convidou para ir com ela', diz amigo de vítima de acidente que deixou 17 mortos em PE
A mineira Maria Sueli Simões Nogueira, de 52 anos, foi uma das 17 pessoas que morreram na sexta-feira (17) após um ônibus tombar na Serra dos Ventos, entre Paranatama e Saloá, no Agreste de Pernambuco. O corpo dela foi liberado nesta segunda-feira (20). O amigo dela, Nilson Soares, foi ao Instituto de Medicina Legal (IML), no Centro do Recife, para fazer a liberação (veja no vídeo acima).
Ele contou que, com a amiga, fazia duas vezes por ano o trajeto de Minas Gerais para Pernambuco. Entretanto, desta vez, preferiu não viajar, mesmo tendo sido convidado por Sueli.
"Eu vim com ela todas essas vezes, desde 2015 para cá, duas vezes por ano. A gente vinha de carro próprio e, dessa vez, não sei o que houve, o que aconteceu, que ela preferiu vir de ônibus", disse.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Nilson contou também que decidiu não fazer o trajeto com Sueli porque não gosta de viajar de ônibus.
"Ela sabia que eu não consigo viajar longe de ônibus porque eu sinto enjoo. Falei para ela que não viria com ela por causa disso, porque eu enjoava e a viagem era muito grande. Ela veio nessa excursão e aconteceu isso aí", afirmou.
O corpo de Sueli foi um dos dois últimos a serem liberados após as perícias. O outro foi o de Cirlene Alves de Jesus, de 45 anos, também de Minas Gerais. Nesta segunda, o marido dela, Manoel Messias, também foi ao IML para fazer a liberação.
Para Nilson, a morte de Sueli foi como perder uma irmã.
"Era uma pessoa que eu tinha como irmã (...) Terrível, pior sensação. Nunca imaginava ver isso acontecer, passar por essa situação. Uma pessoa tão boa, do bem, igual era Sueli. Pessoa do bem", declarou.
Maria Sueli, 52 anos, morreu após ônibus de viagem tombar na Serra dos Ventos, no Agreste de PE
Reprodução/WhatsApp
O ônibus havia sido fretado por uma empresa de Brumado (BA) e transportava passageiros que foram fazer compras num centro atacadista em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco.
O veículo já estava seguindo de volta para a Bahia, na BR-423, quando o acidente aconteceu por volta das 19h40. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o trecho é sinuoso e tem pouca iluminação.
Havia pelo menos 40 pessoas no veículo, número maior do que o declarado no termo de fretamento. Nenhuma das três listas de passageiros encontradas no veículo correspondia à quantidade real de ocupantes.
Além das 17 pessoas mortas, outras 17 ficaram feridas. As vítimas e suas famílias são de Minas Gerais e da Bahia. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), os corpos seguiram para o IML do Recife e foram liberados para as famílias.
Ônibus que tombou na BR-423 ficou destruído
Reprodução/PRF
Com relação às vítimas feridas, elas foram levadas inicialmente para o hospital de Saloá e depois encaminhadas para o Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns. A instituição informou que recebeu 18 pacientes, mas um deles morreu.
De acordo com boletim divulgado na manhã desta segunda-feira (10), a situação das vítimas era a seguinte:
1 paciente morreu na unidade de saúde no sábado (18);
1 está internado em UTI;
1 está em observação em sala vermelha;
3 estão em observação em sala amarela;
8 pacientes tiveram alta;
3 pacientes foram transferidas para o Hospital Geral da Bahia, em Salvador;
1 paciente o foi transferido para o Hospital da Restauração (HR), no Recife.
Mapa do acidente com ônibus em Pernambuco
Dhara Pereira/g1
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/d/8/52gjfQSwWZzsLwPzJ8Iw/sueli.jpeg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/d/8/52gjfQSwWZzsLwPzJ8Iw/sueli.jpeg)
G1
Vítima de acidente com 17 mortos em Pernambuco fazia percurso duas vezes por ano | G1
Desde 2015, Sueli e Manoel faziam juntos viagem de carro. Mulher decidiu ir de ônibus este ano e morreu em acidente.
TV Integração de Divinópolis ao vivo: assista aos telejornais
TV Integração de Divinópolis ao vivo: assista aos telejornais
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/p/U/NQo77ZQaOKcQ5j2QFVeQ/img-facebook.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/p/U/NQo77ZQaOKcQ5j2QFVeQ/img-facebook.jpg)
G1
TV Integração de Divinópolis ao vivo: assista aos telejornais
TV Integração de Divinópolis ao vivo: assista aos telejornais
Cachorro de advogada que salvou família de incêndio no PR também estava no apartamento e saiu ileso
O cachorro Barthô, que estava dentro do apartamento atingido por um incêndio em Cascavel, no oeste do Paraná, escapou sem ferimentos. O fogo começou na manhã de quarta-feira (15), no 13º andar de um prédio no centro da cidade, e deixou três pessoas feridas — entre elas a advogada Juliane Vieira, de 28 anos, que ficou pendurada no suporte do ar-condicionado para salvar a mãe e o primo.
Segundo a subsíndica do condomínio, Ana Beatriz de Seixas Barcellos, o animal estava no imóvel quando as chamas começaram.
“Os vizinhos tentaram arrombar a porta, mas o fogo estava alto. Quando a Ana Carolina, prima da Juliane, conseguiu abrir, o Barthô já estava atrás da porta e saiu correndo”, contou.
Após ser resgatado, o cachorro foi levado ao veterinário e não apresentou nenhum ferimento.
“Naquela correria vieram me perguntar se eu poderia ficar com ele até tudo se resolver. Não pensei duas vezes, levei pra casa. Ele está bem, tomou banho e está com a gente”, disse Ana Beatriz.
Barthô está bem e saudável
Arquivo pessoal
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Foz do Iguaçu no WhatsApp
De acordo com o Hospital Universitário (HU) de Londrina, Juliane está em estado gravíssimo, com 63% do corpo queimado. Ela está intubada, sedada e internada no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ).
A mãe de Juliane, de 51 anos, foi extubada e apresenta quadro estável, segundo o Hospital São Lucas. O primo Pietro, também ferido no incêndio, permanece estável e sob cuidados médicos no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM).
Juliane levava o cachorro para alguns treinos de crossfit
Arquivo pessoal
Navegue nesta reportagem para entender o caso:
Como foi o incêndio
Vizinhos ajudaram no resgate
Quem são os outros feridos e como eles estão
Quem é Juliane
Como foi o incêndio
Apartamento pega fogo no PR, e vítima se pendura para salvar mãe e criança
O incêndio foi em um apartamento no 13º andar e começou na manhã de quarta-feira (15). O edifício fica no cruzamento das ruas Riachuelo e Londrina, no bairro Country.
Conforme apurado pela RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, o fogo foi visto por trabalhadores de uma obra ao lado do prédio. Eles foram até a portaria do condomínio e avisaram o porteiro, que informou os moradores, desligou o gás e a energia, e disparou o alarme de incêndio.
Imagens publicadas nas redes sociais mostram a mulher pendurada na parte externa do prédio, em cima de um suporte de ar-condicionado, fazendo o resgate. Assista ao vídeo acima.
No apartamento, estavam Juliane, a mãe dela e o primo de 4 anos. Todos estavam dormindo quando o fogo começou. A prima dela, que é mãe da criança e também vive no imóvel, havia saído para ir à academia e não estava no local no momento do incêndio, segundo apurou a RPC.
Depois de sair pela janela e fazer o resgate, Juliane foi retirada pelos bombeiros.
Leia mais: 'Pela janela de baixo seria muito arriscado': bombeiro explica porquê mulher foi resgatada por dentro de apartamento em chamas no PR
Os outros moradores do prédio saíram do local em segurança.
As chamas foram controladas e o apartamento, que ficou destruído, isolado para inspeção técnica. No início da tarde do mesmo dia, houve uma perícia.
Conforme o perito Rodrigo Cavalcante de Oliveira Neves, a suspeita é de que o fogo tenha começado entre a cozinha e a sala, de forma acidental.
O laudo deverá ser concluído em aproximadamente dois meses.
Infográfico - Mulher se pendura em ar-condicionado para salvar mãe de incêndio em apartamento no PR
Artes/g1
Vizinhos ajudaram no resgate
Vizinhos ajudaram Juliana a realizar o resgate da mãe e do filho da prima dela pelo apartamento de baixo. Patrick de Andrade foi um deles, e contou que o único medo era de que a mulher acabasse caindo.
"Ela estava pendurada e escorada na caixa de ar-condicionado. Ela estava cansada, mas conseguia se manter, então foi mais o trabalho de ir tranquilizando ela, pois nosso medo era ela tentar descer, a gente não conseguir pegar e ela cair", contou o vizinho.
Patrick mora no mesmo andar em que o fogo começou. Ele e a esposa estavam se arrumando para ir trabalhar, quando ouviram gritos e saíram para ver o que havia acontecido. Quando chegaram ao corredor, viram uma fumaça preta saindo do apartamento vizinho - que estava com a porta trancada.
Quando uma das moradoras do apartamento voltou, conseguiu abrir a tranca. Entretanto, o fogo havia tomado o imóvel.
"A gente tentou socorrer com extintor, mas estava bem alto. Aí fomos acordando os vizinhos. Eu peguei meu cachorro e até inalei um pouco de fumaça, mas está tudo bem. A gente só conseguiu socorrer as pessoas que saíram pela janela no andar de baixo. Foi muito rápido e muita gente envolvida", contou Patrick.
Imagens mostram como ficou apartamento após incêndio no PR.
Reprodução
Leia também:
Diárias de R$ 30 mil, adega particular e a pouco passos das Cataratas: conheça hotel do PR que superou o Copacabana Palace
De revolução arquitetônica a fracasso imobiliário: 1º 'prédio giratório' do mundo tem futuro incerto após duas décadas
Tragédia: Atleta de vôlei de 25 anos morre e três ficam feridos em acidente de carro no PR
Outros feridos
Além de Juliane, Sueli, mãe dela de 51 anos, teve queimaduras graves no rosto, braços, pernas e inalou fumaça. Ela também teve as vias respiratórias queimadas e está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No domingo (19), o Hospital São Lucas, de Cascavel, informou que estão reduzindo os sedativos dela gradativamente.
O menino de 4 anos, filho da prima de Juliane, teve queimaduras no quadril, nas pernas, nas mãos e no rosto. Ele também inalou fumaça e foi transferido ao Hospital Evangélico Mackenzie, de Curitiba. Nesta segunda, a unidade disse que ele está estável e deve realizar troca de curativos.
O sargento Edemar de Souza Migliorini, que ajudou no resgate, sofreu queimaduras de terceiro grau. Ele recebeu alta neste sábado (18). Em um vídeo enviado à RPC, o bombeiro comentou a situação e agradeceu pelo apoio recebido. Assista abaixo:
Bombeiro que resgatou Juliane tem alta em Cascavel
Quem é Juliane
Juliane Vieira, de 28, ficou pendurada em um suporte de ar-condicionado para resgatar mãe e primo durante incêndio.
Reprodução
Juliane é advogada e mora em Cascavel. "A Ju sempre foi prática, de resolver as coisas. E o fato de ter salvado a mãe e o primo resume bem quem ela é", afirma Jeferson Espósito, amigo da vítima.
O amigo destaca como outra característica marcante de Juliane a capacidade de superar situações difíceis: "Já vi a Ju passar por dias difíceis, daqueles em que a vontade era ficar na cama, sem enxergar sentido no caminho que estava trilhando. Mas era só questão de tempo até ela recalcular a rota".
Leia mais: Advogada e crossfiteira: quem é a mulher que se pendurou para fora de prédio para salvar familiares de incêndio no PR
Juliane também pratica crossfit. Amigos disseram que ela sempre gostou de fazer publicações nas redes sociais mostrando uma rotina saudável e de exercícios físicos. "Ela gosta de treinar, de sair com os amigos, de estar ao ar livre. Mas também aprecia o silêncio, o seu canto e os momentos com a família", conta o amigo Jeferson Espósito.
Em uma publicação recente, ela aparece durante um treino ao lado do cachorrinho Barthô. O animal também foi resgatado durante o incêndio e não teve ferimentos.
Além de ser advogada, Juliane também pratica crossfit.
Reprodução
VÍDEOS: mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias da região em g1 Norte e Noroeste.
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/i/7/HmdbqqTdealBmGtBrspA/cachorro-incendio-1-.png)
O cachorro Barthô, que estava dentro do apartamento atingido por um incêndio em Cascavel, no oeste do Paraná, escapou sem ferimentos. O fogo começou na manhã de quarta-feira (15), no 13º andar de um prédio no centro da cidade, e deixou três pessoas feridas — entre elas a advogada Juliane Vieira, de 28 anos, que ficou pendurada no suporte do ar-condicionado para salvar a mãe e o primo.
Segundo a subsíndica do condomínio, Ana Beatriz de Seixas Barcellos, o animal estava no imóvel quando as chamas começaram.
“Os vizinhos tentaram arrombar a porta, mas o fogo estava alto. Quando a Ana Carolina, prima da Juliane, conseguiu abrir, o Barthô já estava atrás da porta e saiu correndo”, contou.
Após ser resgatado, o cachorro foi levado ao veterinário e não apresentou nenhum ferimento.
“Naquela correria vieram me perguntar se eu poderia ficar com ele até tudo se resolver. Não pensei duas vezes, levei pra casa. Ele está bem, tomou banho e está com a gente”, disse Ana Beatriz.
Barthô está bem e saudável
Arquivo pessoal
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Foz do Iguaçu no WhatsApp
De acordo com o Hospital Universitário (HU) de Londrina, Juliane está em estado gravíssimo, com 63% do corpo queimado. Ela está intubada, sedada e internada no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ).
A mãe de Juliane, de 51 anos, foi extubada e apresenta quadro estável, segundo o Hospital São Lucas. O primo Pietro, também ferido no incêndio, permanece estável e sob cuidados médicos no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM).
Juliane levava o cachorro para alguns treinos de crossfit
Arquivo pessoal
Navegue nesta reportagem para entender o caso:
Como foi o incêndio
Vizinhos ajudaram no resgate
Quem são os outros feridos e como eles estão
Quem é Juliane
Como foi o incêndio
Apartamento pega fogo no PR, e vítima se pendura para salvar mãe e criança
O incêndio foi em um apartamento no 13º andar e começou na manhã de quarta-feira (15). O edifício fica no cruzamento das ruas Riachuelo e Londrina, no bairro Country.
Conforme apurado pela RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, o fogo foi visto por trabalhadores de uma obra ao lado do prédio. Eles foram até a portaria do condomínio e avisaram o porteiro, que informou os moradores, desligou o gás e a energia, e disparou o alarme de incêndio.
Imagens publicadas nas redes sociais mostram a mulher pendurada na parte externa do prédio, em cima de um suporte de ar-condicionado, fazendo o resgate. Assista ao vídeo acima.
No apartamento, estavam Juliane, a mãe dela e o primo de 4 anos. Todos estavam dormindo quando o fogo começou. A prima dela, que é mãe da criança e também vive no imóvel, havia saído para ir à academia e não estava no local no momento do incêndio, segundo apurou a RPC.
Depois de sair pela janela e fazer o resgate, Juliane foi retirada pelos bombeiros.
Leia mais: 'Pela janela de baixo seria muito arriscado': bombeiro explica porquê mulher foi resgatada por dentro de apartamento em chamas no PR
Os outros moradores do prédio saíram do local em segurança.
As chamas foram controladas e o apartamento, que ficou destruído, isolado para inspeção técnica. No início da tarde do mesmo dia, houve uma perícia.
Conforme o perito Rodrigo Cavalcante de Oliveira Neves, a suspeita é de que o fogo tenha começado entre a cozinha e a sala, de forma acidental.
O laudo deverá ser concluído em aproximadamente dois meses.
Infográfico - Mulher se pendura em ar-condicionado para salvar mãe de incêndio em apartamento no PR
Artes/g1
Vizinhos ajudaram no resgate
Vizinhos ajudaram Juliana a realizar o resgate da mãe e do filho da prima dela pelo apartamento de baixo. Patrick de Andrade foi um deles, e contou que o único medo era de que a mulher acabasse caindo.
"Ela estava pendurada e escorada na caixa de ar-condicionado. Ela estava cansada, mas conseguia se manter, então foi mais o trabalho de ir tranquilizando ela, pois nosso medo era ela tentar descer, a gente não conseguir pegar e ela cair", contou o vizinho.
Patrick mora no mesmo andar em que o fogo começou. Ele e a esposa estavam se arrumando para ir trabalhar, quando ouviram gritos e saíram para ver o que havia acontecido. Quando chegaram ao corredor, viram uma fumaça preta saindo do apartamento vizinho - que estava com a porta trancada.
Quando uma das moradoras do apartamento voltou, conseguiu abrir a tranca. Entretanto, o fogo havia tomado o imóvel.
"A gente tentou socorrer com extintor, mas estava bem alto. Aí fomos acordando os vizinhos. Eu peguei meu cachorro e até inalei um pouco de fumaça, mas está tudo bem. A gente só conseguiu socorrer as pessoas que saíram pela janela no andar de baixo. Foi muito rápido e muita gente envolvida", contou Patrick.
Imagens mostram como ficou apartamento após incêndio no PR.
Reprodução
Leia também:
Diárias de R$ 30 mil, adega particular e a pouco passos das Cataratas: conheça hotel do PR que superou o Copacabana Palace
De revolução arquitetônica a fracasso imobiliário: 1º 'prédio giratório' do mundo tem futuro incerto após duas décadas
Tragédia: Atleta de vôlei de 25 anos morre e três ficam feridos em acidente de carro no PR
Outros feridos
Além de Juliane, Sueli, mãe dela de 51 anos, teve queimaduras graves no rosto, braços, pernas e inalou fumaça. Ela também teve as vias respiratórias queimadas e está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No domingo (19), o Hospital São Lucas, de Cascavel, informou que estão reduzindo os sedativos dela gradativamente.
O menino de 4 anos, filho da prima de Juliane, teve queimaduras no quadril, nas pernas, nas mãos e no rosto. Ele também inalou fumaça e foi transferido ao Hospital Evangélico Mackenzie, de Curitiba. Nesta segunda, a unidade disse que ele está estável e deve realizar troca de curativos.
O sargento Edemar de Souza Migliorini, que ajudou no resgate, sofreu queimaduras de terceiro grau. Ele recebeu alta neste sábado (18). Em um vídeo enviado à RPC, o bombeiro comentou a situação e agradeceu pelo apoio recebido. Assista abaixo:
Bombeiro que resgatou Juliane tem alta em Cascavel
Quem é Juliane
Juliane Vieira, de 28, ficou pendurada em um suporte de ar-condicionado para resgatar mãe e primo durante incêndio.
Reprodução
Juliane é advogada e mora em Cascavel. "A Ju sempre foi prática, de resolver as coisas. E o fato de ter salvado a mãe e o primo resume bem quem ela é", afirma Jeferson Espósito, amigo da vítima.
O amigo destaca como outra característica marcante de Juliane a capacidade de superar situações difíceis: "Já vi a Ju passar por dias difíceis, daqueles em que a vontade era ficar na cama, sem enxergar sentido no caminho que estava trilhando. Mas era só questão de tempo até ela recalcular a rota".
Leia mais: Advogada e crossfiteira: quem é a mulher que se pendurou para fora de prédio para salvar familiares de incêndio no PR
Juliane também pratica crossfit. Amigos disseram que ela sempre gostou de fazer publicações nas redes sociais mostrando uma rotina saudável e de exercícios físicos. "Ela gosta de treinar, de sair com os amigos, de estar ao ar livre. Mas também aprecia o silêncio, o seu canto e os momentos com a família", conta o amigo Jeferson Espósito.
Em uma publicação recente, ela aparece durante um treino ao lado do cachorrinho Barthô. O animal também foi resgatado durante o incêndio e não teve ferimentos.
Além de ser advogada, Juliane também pratica crossfit.
Reprodução
VÍDEOS: mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias da região em g1 Norte e Noroeste.
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/i/7/HmdbqqTdealBmGtBrspA/cachorro-incendio-1-.png)
G1
Cachorro de advogada que salvou família de incêndio no PR saiu ileso do imóvel | G1
Animal fugiu quando a porta do apartamento foi aberta. Advogada segue internada em estado gravíssimo, segundo hospital.
Após denúncia, cadela da raça boxer em situação de maus-tratos é resgatada das ruas no interior de SP
Cadela é resgatada em situação de maus-tratos em Itapeva na sexta-feira (17)
Reprodução/Secretaria Municipal de Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Itapeva
Uma cadela da raça boxer, encontrada em situação de maus-tratos pelas ruas de Itapeva (SP), foi resgatada na sexta-feira (17), em uma ação entre o Centro de Proteção Animal e pela Secretaria Municipal de Recursos Hídricos e Meio Ambiente.
Segundo a secretaria, o resgate foi realizado após uma denúncia que informava que o animal ficava frequentemente na rua, em frente a uma casa, e apresentava sinais visíveis de maus-tratos. Ao chegar ao local, a equipe confirmou a denúncia: a cadela estava debilitada e sem os cuidados adequados.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
O animal foi recolhido pela equipe e encaminhado para atendimento veterinário em uma clínica contratada pela prefeitura. Após a recuperação, a cadela será levada ao Centro de Proteção Animal (CPA), onde receberá os cuidados necessários e ficará disponível para adoção responsável.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
O caso foi encaminhado à Polícia Civil, que vai conduzir as investigações do caso e a responsabilização dos envolvidos.
Centro de Proteção Animal
Os interessados em adotar a cadela ou obter mais informações sobre o animal devem entrar em contato com o Centro de Proteção Animal de Itapeva pelo telefone (15) 99779-6702.
O centro fica localizado na estrada municipal Theodorico Pereira de Melo n° 420, bairro Colina dos Pinheiros. O atendimento acontece de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados o horário de funcionamento é das 8h às 12h.
Após uma denúncia, Centro de Proteção Animal e secretaria resgatam cadela em situação de maus-tratos em Itapeva
Reprodução/Secretaria Municipal de Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Itapeva
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/R/F/QmVCI1RAmZFs0i2FDXNA/whatsapp-image-2025-10-20-at-09.53.46.jpg)
Cadela é resgatada em situação de maus-tratos em Itapeva na sexta-feira (17)
Reprodução/Secretaria Municipal de Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Itapeva
Uma cadela da raça boxer, encontrada em situação de maus-tratos pelas ruas de Itapeva (SP), foi resgatada na sexta-feira (17), em uma ação entre o Centro de Proteção Animal e pela Secretaria Municipal de Recursos Hídricos e Meio Ambiente.
Segundo a secretaria, o resgate foi realizado após uma denúncia que informava que o animal ficava frequentemente na rua, em frente a uma casa, e apresentava sinais visíveis de maus-tratos. Ao chegar ao local, a equipe confirmou a denúncia: a cadela estava debilitada e sem os cuidados adequados.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
O animal foi recolhido pela equipe e encaminhado para atendimento veterinário em uma clínica contratada pela prefeitura. Após a recuperação, a cadela será levada ao Centro de Proteção Animal (CPA), onde receberá os cuidados necessários e ficará disponível para adoção responsável.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
O caso foi encaminhado à Polícia Civil, que vai conduzir as investigações do caso e a responsabilização dos envolvidos.
Centro de Proteção Animal
Os interessados em adotar a cadela ou obter mais informações sobre o animal devem entrar em contato com o Centro de Proteção Animal de Itapeva pelo telefone (15) 99779-6702.
O centro fica localizado na estrada municipal Theodorico Pereira de Melo n° 420, bairro Colina dos Pinheiros. O atendimento acontece de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados o horário de funcionamento é das 8h às 12h.
Após uma denúncia, Centro de Proteção Animal e secretaria resgatam cadela em situação de maus-tratos em Itapeva
Reprodução/Secretaria Municipal de Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Itapeva
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/R/F/QmVCI1RAmZFs0i2FDXNA/whatsapp-image-2025-10-20-at-09.53.46.jpg)
G1
Cadela da raça Boxer em situação de maus tratos é resgatada em Itapeva | G1
O resgate aconteceu após uma denúncia recebida pela Secretaria Municipal de Recursos Hídricos e Meio Ambiente. O animal recebe os cuidados neces...
Quase todo o Piauí está sob alerta de chuvas intensas nesta segunda (20); veja mapa e orientações
Chuvas pontuais em meio ao B-R-O Bró preparam pré-estação chuvosa no Piauí
Quase todo o Piauí está sob alerta de perigo e perigo potencial de chuvas intensas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso foi publicado nesta segunda-feira (20) e vai até às 10h de terça-feira (21). Confira a lista de cidades.
As chuvas podem chegar a até 50 mm por dia, no caso de perigo potencial, e 100 mm por dia no alerta de perigo, enquanto os ventos intensos variam entre 40 e 100 km/h.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
⚠️ O alerta de perigo potencial (amarelo) indica um risco moderado e a necessidade de atenção, enquanto o de perigo (laranja) aponta um risco alto.
Segundo a meteorologista Sônia Feitosa, o Piauí ainda sofre com as altas temperaturas e baixa umidade características do B-R-O Bró, mas o mês de outubro já mostra mudanças nos padrões atmosféricos.
“As regiões mais afetadas pela seca vêm registrando chuvas, mesmo que isoladas, que contribuem para aumentar o teor de umidade, reduzir as temperaturas e diminuir a incidência de incêndios”, explica a meteorologista.
De acordo com Sônia, a previsão para o período entre esta segunda e quinta-feira (23) é de chuvas pontuais nas regiões Sul, Sudoeste e Centro-Norte do estado. “É comum que aconteça chuvas fortes em partes dos municípios e em outras, não”, afirma.
Confira as orientações do Inmet:
Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Quase todo o Piauí está sob alerta de chuvas intensas; veja mapa e orientações
Reprodução/Inmet
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/n/B/8hKTOwSvaZK1ymNpnJ9Q/chuva.jpg)
Chuvas pontuais em meio ao B-R-O Bró preparam pré-estação chuvosa no Piauí
Quase todo o Piauí está sob alerta de perigo e perigo potencial de chuvas intensas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso foi publicado nesta segunda-feira (20) e vai até às 10h de terça-feira (21). Confira a lista de cidades.
As chuvas podem chegar a até 50 mm por dia, no caso de perigo potencial, e 100 mm por dia no alerta de perigo, enquanto os ventos intensos variam entre 40 e 100 km/h.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
⚠️ O alerta de perigo potencial (amarelo) indica um risco moderado e a necessidade de atenção, enquanto o de perigo (laranja) aponta um risco alto.
Segundo a meteorologista Sônia Feitosa, o Piauí ainda sofre com as altas temperaturas e baixa umidade características do B-R-O Bró, mas o mês de outubro já mostra mudanças nos padrões atmosféricos.
“As regiões mais afetadas pela seca vêm registrando chuvas, mesmo que isoladas, que contribuem para aumentar o teor de umidade, reduzir as temperaturas e diminuir a incidência de incêndios”, explica a meteorologista.
De acordo com Sônia, a previsão para o período entre esta segunda e quinta-feira (23) é de chuvas pontuais nas regiões Sul, Sudoeste e Centro-Norte do estado. “É comum que aconteça chuvas fortes em partes dos municípios e em outras, não”, afirma.
Confira as orientações do Inmet:
Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Quase todo o Piauí está sob alerta de chuvas intensas; veja mapa e orientações
Reprodução/Inmet
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/n/B/8hKTOwSvaZK1ymNpnJ9Q/chuva.jpg)
G1
Quase todo o Piauí está sob alerta de chuvas intensas nesta segunda (20) | G1
As chuvas podem variar entre 50 mm e 100 mm por dia, segundo o Inmet.
TCE suspende licitação de R$ 61 milhões para compra de material escolar em Campinas
<img src="https://s2-g1.glbimg.com/yqCmOmbYFODEDjYIM0PmF1FD5-4=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/T/1/Bqwos2QBAilscuVdTEtA/foto-1-edmilson-tanaka-2-.jpeg"/> Material escolar
Edmilson Tanaka/Divulgação
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) suspendeu, por tempo indeterminado, a licitação de R$ 61 milhões para compra de material escolar para o ano letivo de 2026 em Campinas (SP). A suspensão foi publicada no Diário Oficial da cidade desta segunda-feira (20).
O edital para a compra foi publicado inicialmente em 26 de setembro e a abertura da licitação estava prevista para a última sexta-feira (17). O objetivo da aquisição é fornecer gratuitamente um kit com materiais específicos para cada faixa etária, etapa e modalidade de ensino.
📱 Baixe o app do g1 para ver notícias da região em tempo real e de graça
Ao g1, a Prefeitura garantiu que mantém o planejamento original de fornecimento dos kits escolares e afirmou que “recebeu a notificação, atendeu ao pedido do TCE e aguarda a análise para a continuidade do processo”. Leia a nota na íntegra abaixo.
O que prevê a licitação
O fornecimento será dividido em cinco lotes, conforme as etapas da educação básica. Veja o detalhamento na tabela abaixo:
Os kits de material escolar deverão ser entregues em até 30 dias após o recebimento da nota de empenho ou da ordem de fornecimento. O contrato prevê entregas anuais, seguindo o cronograma abaixo:
1ª entrega: janeiro de 2026
2ª entrega: janeiro de 2027
3ª entrega: janeiro de 2028
4ª entrega: janeiro de 2029
5ª entrega: janeiro de 2030
Cada remessa deve ser entregue por completo, conforme o solicitado. Caso haja atraso, a empresa deverá avisar a prefeitura com pelo menos três dias de antecedência, a não ser em situações excepcionais.
O contrato tem duração inicial de cinco anos, podendo ser renovado por até 10 anos no total.
Confira dicas para economizar na compra de material escolar
Entenda a suspensão
A licitação foi alvo de diversas impugnações de empresas fornecedoras. Em 16 de outubro de 2025, o conselheiro Maxwell Borges de Moura Vieira, do TCE-SP, determinou a suspensão do processo e apontou uma série de pontos de atenção.
Entre as principais questões levantadas estão:
Prazo contratual considerado excessivo, com previsão de até 10 anos;
Ausência de comprovação da qualificação técnica das empresas;
Prazos curtos para entrega de amostras e certificações;
Especificações técnicas pouco objetivas, com uso de termos vagos e falta de critérios claros de avaliação;
Incertezas sobre substituição de produtos descontinuados e sobre regras de reajuste de preços.
O TCE deu à Prefeitura de Campinas o prazo de 10 dias para enviar uma cópia completa do edital, prestar esclarecimentos sobre todos os pontos questionados e suspender qualquer andamento da licitação até nova decisão.
O que diz a Prefeitura
“Todo ano, a Secretaria Municipal de Educação abre um processo novo para a compra de kits de material escolar para atendimento dos alunos da rede municipal. Por se tratar de um processo recorrente, a Secretaria de Educação optou em 2025 por fazer uma compra por cinco anos, com entrega parcelada. Este formato está previsto em lei (Lei nº 14.133/2021 - Nova Lei de Licitações -, artigo 106).
A compra com entrega parcelada favorece melhor planejamento, com redução de custos, além de evitar licitações frequentes e garantir a continuidade do abastecimento.
O edital para a compra foi publicado inicialmente em 26 de setembro e a abertura da licitação seria neste dia 17 de outubro. No entanto, algumas empresas fornecedoras não gostaram e questionaram o novo formato e algumas especificações técnicas no Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Diante disso, o TCE notificou a Prefeitura para que suspenda o processo, até a análise dos questionamentos. A Prefeitura de Campinas recebeu a notificação e atendeu ao pedido do TCE e aguarda a análise para a continuidade do processo.
A Secretaria de Educação trabalha com uma reserva técnica de kits de materiais escolares, para eventualidades”.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/T/1/Bqwos2QBAilscuVdTEtA/foto-1-edmilson-tanaka-2-.jpeg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/T/1/Bqwos2QBAilscuVdTEtA/foto-1-edmilson-tanaka-2-.jpeg)
G1
TCE suspende licitação de R$ 61 milhões para compra de material escolar em Campinas | G1
Prefeitura garantiu que mantém planejamento original de fornecimento dos kits. Entre os pontos questionados estão prazo contratual excessivo e es...
Motorista de aplicativo morre e dois passageiros ficam feridos após ataque a tiros em Rio das Ostras
Motorista de aplicativo morre e 2 passageiros ficam feridos após tiros em Rio das Ostras
Um motorista de aplicativo foi morto e dois passageiros ficaram feridos após um ataque a tiros na madrugada deste domingo (20) em Costa Azul, bairro nobre de Rio das Ostras, Região Metropolitana do Rio. A Polícia Civil investiga o caso e busca imagens de câmeras de segurança para tentar identificar o autor dos disparos.
Segundo informações da Polícia Militar, três amigos haviam acabado de sair de uma boate e chamaram um carro por aplicativo.
Quando o motorista chegou e o grupo se preparava para seguir viagem, um homem apareceu na esquina e fez vários disparos contra o veículo.
📱 Siga o canal do g1 Região dos Lagos no WhatsApp.
O motorista, que morreu ao ser atingido, foi identificado como Jocimar de Souza Barbosa, de 43 anos.
Dois dos passageiros também foram baleados. Uma quarta pessoa, que estava com o grupo, conseguiu escapar sem ferimentos.
Até o momento, os nomes das outras vítimas não foram divulgados.
Crime aconteceu na madrugada deste domingo (20) em Costa Azul; Polícia Civil busca imagens de câmeras de segurança para identificar o autor dos disparos
Reprodução g1
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/T/4/hU4WVYS5Gbf7q7iEokYQ/carro-alvejado.jpg)
Motorista de aplicativo morre e 2 passageiros ficam feridos após tiros em Rio das Ostras
Um motorista de aplicativo foi morto e dois passageiros ficaram feridos após um ataque a tiros na madrugada deste domingo (20) em Costa Azul, bairro nobre de Rio das Ostras, Região Metropolitana do Rio. A Polícia Civil investiga o caso e busca imagens de câmeras de segurança para tentar identificar o autor dos disparos.
Segundo informações da Polícia Militar, três amigos haviam acabado de sair de uma boate e chamaram um carro por aplicativo.
Quando o motorista chegou e o grupo se preparava para seguir viagem, um homem apareceu na esquina e fez vários disparos contra o veículo.
📱 Siga o canal do g1 Região dos Lagos no WhatsApp.
O motorista, que morreu ao ser atingido, foi identificado como Jocimar de Souza Barbosa, de 43 anos.
Dois dos passageiros também foram baleados. Uma quarta pessoa, que estava com o grupo, conseguiu escapar sem ferimentos.
Até o momento, os nomes das outras vítimas não foram divulgados.
Crime aconteceu na madrugada deste domingo (20) em Costa Azul; Polícia Civil busca imagens de câmeras de segurança para identificar o autor dos disparos
Reprodução g1
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/T/4/hU4WVYS5Gbf7q7iEokYQ/carro-alvejado.jpg)
G1
Motorista de aplicativo morre em ataque a tiros em Rio das Ostras | G1
Crime aconteceu na madrugada deste domingo (20) em Costa Azul; dois passageiros ficaram feridos; Polícia Civil investiga o caso e busca imagens de...
Governador anuncia pré-candidatura ao Senado e vice ao governo de Roraima em 2026
<img src="https://s2-g1.glbimg.com/3ee5KjDe9UYc7Yegfm1Tfy4ZpFs=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/l/d/llf5xKTAa2L4KmmgUowQ/edilson-e-damiao.jpeg"/> Antonio Denarium e Edilson Damião anuciam pré-candidaturas para as eleições de 2026
Caíque Rodigues/g1 RR
O governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), anunciou nesta segunda-feira (20) que é pré-candidato ao Senado nas eleições de 2026. O vice-governador, Edilson Damião, também afirmou que pretende disputar o cargo de chefe do Executivo estadual.
Juntos, Denarium e Damião comandam Roraima desde janeiro de 2023. Neste período, os dois foram cassados quatro vezes por crimes eleitorais, mas seguem nas funções enquanto não houver decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em julho, entrevista à CBN, Denarium havia sinalizado a intenção de disputar as eleições em 2026. Relembre:
Governador de Roraima diz que vai se candidatar ao Senado em 2026
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/l/d/llf5xKTAa2L4KmmgUowQ/edilson-e-damiao.jpeg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/l/d/llf5xKTAa2L4KmmgUowQ/edilson-e-damiao.jpeg)
G1
Eleições 2026: Governador lança pré-candidatura ao Senado e vice ao governo | G1
Juntos, Denarium e Damião comandam Roraima desde janeiro de 2023. Atualmente, os dois respondem a quatro condenações por crimes eleitorais nas e...
Teste de DNA desmente mulher que dizia ser Maddie McCann
Uma mulher que, por anos, afirmou ser Madeleine McCann, a menina britânica desaparecida em 2007 em Portugal, “não pode ser a filha biológica” do casal McCann. A declaração foi feita nesta segunda-feira (20) por uma cientista em um tribunal do Reino Unido, com base em um teste de DNA.
Julia Wandelt, polonesa de 24 anos, está sendo julgada há duas semanas por assediar a família McCann durante mais de dois anos e meio. Segundo a acusação, ela enviou mensagens e fez ligações em várias ocasiões, dizendo ser Madeleine.
Após a prisão de Wandelt em fevereiro de 2025, a polícia realizou um teste de DNA e comparou o material genético com amostras coletadas do travesseiro de Maddie poucos dias depois do desaparecimento.
“Não há compatibilidade”, afirmou a especialista Rosalyn Hammond no tribunal de Leicester, na Inglaterra. “Julia Wandelt não pode ser Madeleine McCann.”
A cientista acrescentou que o DNA de Wandelt “mostra que ela não é filha biológica de Kate e Gerry McCann, nem de nenhum dos dois separadamente”.
Antes da análise oficial, Wandelt havia divulgado supostos resultados indicando uma compatibilidade de 70% entre seu DNA e o de Maddie.
Madeleine McCann desapareceu em maio de 2007, aos 3 anos, de um resort no Algarve, enquanto os pais jantavam em um restaurante próximo. O caso, que nunca foi esclarecido, ganhou repercussão mundial e teve diversas reviravoltas ao longo dos anos.
Desde o início do julgamento, o casal McCann e os filhos gêmeos irmãos de Maddie, hoje com 20 anos, relataram a “angústia” e o estresse provocados pelas alegações e pela “intrusão” da acusada em suas vidas.
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/0/U/rj8RjHQC6dmWnSwPFJUg/kgh.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/0/U/rj8RjHQC6dmWnSwPFJUg/kgh.png)
G1
Madeleine McCann: teste de DNA desmente mulher que dizia ser a menina | G1
Julia Wandelt, polonesa de 24 anos, está sendo julgada há duas semanas por assediar a família McCann durante mais de dois anos e meio. Ela foi p...
TV Integração de Uberaba ao vivo: assista aos telejornais
TV Integração de Uberaba ao vivo: assista aos telejornais
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/p/U/NQo77ZQaOKcQ5j2QFVeQ/img-facebook.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/p/U/NQo77ZQaOKcQ5j2QFVeQ/img-facebook.jpg)
G1
TV Integração de Uberaba ao vivo: assista aos telejornais
TV Integração de Uberaba ao vivo: assista aos telejornais
TV Integração de Uberlândia ao vivo: assista aos telejornais
TV Integração de Uberlândia ao vivo: assista aos telejornais
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/p/U/NQo77ZQaOKcQ5j2QFVeQ/img-facebook.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/p/U/NQo77ZQaOKcQ5j2QFVeQ/img-facebook.jpg)
G1
TV Integração de Uberlândia ao vivo: assista aos telejornais
TV Integração de Uberlândia ao vivo: assista aos telejornais
Assista ao Bahia Meio Dia
Assista ao Bahia Meio Dia
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/p/U/NQo77ZQaOKcQ5j2QFVeQ/img-facebook.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/p/U/NQo77ZQaOKcQ5j2QFVeQ/img-facebook.jpg)
G1
Assista aos telejornais da TV Bahia
Assista aos telejornais da TV Bahia
45º Campeonato Sul-Americano de Golfe Sênior deve movimentar R$ 26,5 milhões e impulsionar turismo no Rio
<img src="https://s2-g1.glbimg.com/IHPQe5OXp7wtDlJqZ9bKYCmEfv4=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/o/T/X2tGh2R32mtkAGd4lxGw/rj2-limpo-20250416-1800-frame-89138.jpeg"/> Campo de Golfe Olímpico, na Barra da Tijuca
Reprodução/TV Globo
O Rio de Janeiro recebe esta semana o 45º Campeonato Sul-Americano de Golfe Sênior. Até sexta-feira (24), o Campo Olímpico de Golfe, na Barra da Tijuca; o Gávea Golf & Country Club, em São Conrado; e o Itanhangá Golf Club, no Itanhangá, verão as tacadas de 320 jogadores — a maioria de alto poder aquisitivo.
Vieram também familiares e acompanhantes, somando cerca de 800 visitantes. A estimativa é que o evento injete mais de US$ 5 milhões (aproximadamente R$ 26,5 milhões) na economia carioca em uma semana.
Os atletas representam 10 países: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Venezuela e Uruguai.
Os R$ 26,5 milhões vêm de gastos com passagens aéreas, hospedagem, alimentação, lazer, compras e taxas de inscrição. O torneio também deve gerar renda direta para mais de 200 caddies [carregadores], que receberão cerca de R$ 1 mil cada um por 4 dias de trabalho, além de gorjetas.
Os turistas de golfe, segundo a International Association of Golf Tour Operators, gastam até 120% mais do que visitantes comuns e permanecem o dobro do tempo nos destinos. O perfil do público é majoritariamente de pessoas com mais de 55 anos, executivos e profissionais liberais que viajam em busca de experiências de qualidade.
A cerimônia de abertura será realizada nesta segunda-feira (20), às 18h, no Hotel Nacional, com presença de embaixadores, cônsules e autoridades brasileiras. O jantar de encerramento ocorrerá no mesmo local, na sexta-feira (24).
Com a expectativa de movimentar hotéis, restaurantes e serviços, o evento reforça o potencial do Rio de Janeiro como destino de golfe e de turismo de alto padrão na América do Sul.
Campo Olímpico de Golfe
Bruno Albernaz / G1
Programação oficial do evento:
Segunda, 20: treinos livres nos 3 campos e coquetel de abertura às 18h no Hotel Nacional
Terça, 21: 1º dia de competição
Quarta, 22: dia livre
Quinta, 23: 2º dia de competição
Sexta, 24: 3º dia de competição e jantar de encerramento às 18h
Sábado, 25: retorno das delegações
Veja os vídeos que estão em alta no g1
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/o/T/X2tGh2R32mtkAGd4lxGw/rj2-limpo-20250416-1800-frame-89138.jpeg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/o/T/X2tGh2R32mtkAGd4lxGw/rj2-limpo-20250416-1800-frame-89138.jpeg)
G1
45º Campeonato Sul-Americano de Golfe Sênior deve movimentar R$ 26,5 milhões e impulsionar turismo no Rio | G1
Evento reunirá esta semana 320 atletas de alto poder aquisitivo de 10 países.
Quatro pessoas são socorridas pelo Samu após capotamento de caminhonete na BR-365
Caminhonete capotou fora da pista
Samu/Divulgação
Quatro pessoas foram socorridas após um acidente na BR-365, em Pirapora, na manhã desta segunda-feira (20).
De acordo com informações da assessoria do Samu, as vítimas viajavam uma caminhonete que capotou às margens da pista. Chovia no momento do acidente. Elas saíram do município de Vazante (MG) e seguiam para Divisa Alegre.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
As vítimas foram socorridas com os seguintes ferimentos:
Uma menina de seis anos estava com escoriações leves
O motorista de 59 anos teve uma crise de hipertensão, mas não possuía ferimentos aparentes
Uma mulher de 55 anos apresentava trauma de tórax e fratura na perna direita
Uma mulher de 25 anos estava com suspeita de fratura no braço direito
As quatro pessoas receberam os primeiros atendimentos no local do acidente e foram levadas para o hospital de Pirapora.
LEIA TAMBÉM
Carreta fica presa em viaduto e interdita BR-365, em Montes Claros
Quatro pessoas ficam feridas em colisão entre carro e carreta na BR-251
Vendedor ambulante que seguia de moto pela MG-308 morre ao passar direto em curva
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/r/r/orH2XTREyx8dYyPns3rg/caminhonete.jpg)
Caminhonete capotou fora da pista
Samu/Divulgação
Quatro pessoas foram socorridas após um acidente na BR-365, em Pirapora, na manhã desta segunda-feira (20).
De acordo com informações da assessoria do Samu, as vítimas viajavam uma caminhonete que capotou às margens da pista. Chovia no momento do acidente. Elas saíram do município de Vazante (MG) e seguiam para Divisa Alegre.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
As vítimas foram socorridas com os seguintes ferimentos:
Uma menina de seis anos estava com escoriações leves
O motorista de 59 anos teve uma crise de hipertensão, mas não possuía ferimentos aparentes
Uma mulher de 55 anos apresentava trauma de tórax e fratura na perna direita
Uma mulher de 25 anos estava com suspeita de fratura no braço direito
As quatro pessoas receberam os primeiros atendimentos no local do acidente e foram levadas para o hospital de Pirapora.
LEIA TAMBÉM
Carreta fica presa em viaduto e interdita BR-365, em Montes Claros
Quatro pessoas ficam feridas em colisão entre carro e carreta na BR-251
Vendedor ambulante que seguia de moto pela MG-308 morre ao passar direto em curva
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/r/r/orH2XTREyx8dYyPns3rg/caminhonete.jpg)
G1
Quatro pessoas são socorridas pelo Samu após capotamento de caminhonete na BR-365 | G1
Acidente ocorreu no início da manhã desta segunda-feira (20). Vítimas seguiam do município de Vazante (MG) para Divisa Alegre.
Direito Anhembi Morumbi + Opice Blum Academy: o curso de Direito do presente e do futuro
O cenário jurídico está em constante transformação, e o Direito não é exceção. Segundo o IBGE, a demanda por advogados especializados cresceu 15% nos últimos dois anos, refletindo a necessidade de profissionais preparados para áreas específicas e para um mercado cada vez mais tecnológico e conectado.
Pensando nisso, o curso de Direito da Universidade Anhembi Morumbi, em parceria com a Opice Blum Academy, oferece uma formação completa, que une a tradição da base jurídica às práticas mais atuais do universo digital. É uma parceria da maior escola de Direito Digital do Brasil e a universidade mais inovadora do país. A matriz curricular combina os pilares clássicos do Direito Civil, Penal e Constitucional, com aprofundamento em áreas emergentes, como Direito Digital, Proteção de Dados (LGPD), Cibersegurança, Contratos de Tecnologia, Propriedade Intelectual no ambiente digital e ética aplicada à inteligência artificial.
Além de uma base jurídica sólida, o curso foi atualizado para responder aos desafios do mundo digital. Crimes cibernéticos, tributação na nuvem e ética digital agora fazem parte do cotidiano dos estudantes, que contam com a expertise da Opice Blum Academy, referência nacional em Direito Digital, Tecnologia e Proteção de Dados. Segundo a coordenadora Laura Mascaro, "a parceria integra excelência acadêmica e prática de mercado, formando profissionais capazes de atuar com visão estratégica, ética e responsabilidade em um mundo cada vez mais conectado".
Mais do que aprender o Direito, o aluno vive o Direito. A metodologia ativa da Anhembi combina teoria e prática por meio da análise de casos reais, resolução de desafios complexos e uso de ferramentas de Legal Tech, simulando o cotidiano de escritórios e tribunais. O resultado é uma formação dinâmica, que prepara o futuro jurista para atuar na linha de frente das transformações jurídicas e tecnológicas.
Com o corpo docente, composto por profissionais renomados e experientes, e além dos mestres e doutores da Anhembi Morumbi, os estudantes terão aulas com professores da Opice Blum Academy conectando os alunos às tendências mais recentes, enquanto laboratórios modernos, bibliotecas atualizadas e ambientes de aprendizagem completos reforçam a prática de cada disciplina.
Com a Anhembi Morumbi e a Opice Blum Academy, o estudante de Direito sai preparado para enfrentar os desafios do mercado e se destacar na área jurídica da nova era, ética, digital e global. As matrículas para 2026 estão abertas.
🔗 Saiba mais sobre o curso: portal.anhembi.br/cursos/graduacao/direito-bacharelado.
/https://thumbor.globoi.com/unsafe/fit-in/1280x720/s03.video.glbimg.com/deo/vi/34/64/14026434)
G1
Direito Anhembi Morumbi + Opice Blum Academy: o curso de Direito do presente e do futuro | G1
Parceria proporciona uma formação completa e inovadora, que aborda temas essenciais como Proteção de Dados (LGPD), Cibersegurança, Contratos d...
Idoso de 73 anos se afoga em tanque na Bahia
Idoso de 73 anos morreu afogado em tanque de Serra Preta
Arquivo Pessoal
Um idoso de 73 anos se afogou em um tanque na tarde de domingo (19) em Serra Preta, a 55 km de Feira de Santana. O tanque era usado para armazenar água para o gado, no povoado do Ponto, zona rural da cidade.
A vítima foi identificada como Ariston Azevedo de Santana. De acordo com informações da Polícia Militar, a suspeita é de que o idoso tenha passado mal enquanto estava no local. Testemunhas informaram que ele tinha problemas de saúde.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Feira de Santana e região
Segundo a Polícia Civil, quando os agentes chegaram ao local, o corpo já havia sido retirado da água.
A Delegacia Territorial (DT) de Serra Preta registrou o caso, que está sendo investigado.
Guias foram expedidas e o corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana para necropsia.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
LEIA MAIS:
Pai e filho morrem afogados após mergulho em praia turística na BA
Homem é encontrado morto após se afogar em barragem na Bahia
Criança de 8 anos morre afogada após entrar no mar com mãe e irmãos na Bahia
Veja mais notícias de Feira de Santana e região.
Cinco adolescentes morrem após afogamento na Bahia; quatro são da mesma família
Assista aos vídeos do g1 e TV Subaé 💻
e
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/Y/H/Ernc6cQr2JIPTYvMI8lw/bg-vermelho-26-.png)
Idoso de 73 anos morreu afogado em tanque de Serra Preta
Arquivo Pessoal
Um idoso de 73 anos se afogou em um tanque na tarde de domingo (19) em Serra Preta, a 55 km de Feira de Santana. O tanque era usado para armazenar água para o gado, no povoado do Ponto, zona rural da cidade.
A vítima foi identificada como Ariston Azevedo de Santana. De acordo com informações da Polícia Militar, a suspeita é de que o idoso tenha passado mal enquanto estava no local. Testemunhas informaram que ele tinha problemas de saúde.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Feira de Santana e região
Segundo a Polícia Civil, quando os agentes chegaram ao local, o corpo já havia sido retirado da água.
A Delegacia Territorial (DT) de Serra Preta registrou o caso, que está sendo investigado.
Guias foram expedidas e o corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana para necropsia.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
LEIA MAIS:
Pai e filho morrem afogados após mergulho em praia turística na BA
Homem é encontrado morto após se afogar em barragem na Bahia
Criança de 8 anos morre afogada após entrar no mar com mãe e irmãos na Bahia
Veja mais notícias de Feira de Santana e região.
Cinco adolescentes morrem após afogamento na Bahia; quatro são da mesma família
Assista aos vídeos do g1 e TV Subaé 💻
e
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/Y/H/Ernc6cQr2JIPTYvMI8lw/bg-vermelho-26-.png)
G1
Idoso de 73 anos se afoga em tanque na Bahia | G1
Caso ocorreu em Serra Preta, a 55 km de Feira de Santana. Vítima foi identificada como Ariston Azevedo de Santana.
Motta defende aumentar para 35% o percentual de etanol na gasolina
<img src="https://s2-g1.glbimg.com/iaaHpiiUGEpspp9OAHnQ5AvDHZ8=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/N/t/OEOar9SU6uB5LlWMfviw/gnews-kl4-conferencia-etanol-20251020-0911-frame-94160.jpeg"/> Presidente da Câmara, Hugo Motta, defende aumento de etanol na gasolina
Reprodução/TV Globo
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu nesta segunda-feira (20) aumentar para 35% o percentual de mistura de etanol na gasolina.
Hoje, nós já temos 30% da mistura da gasolina com etanol e vamos lutar e brigar para que avancemos aos 35% na mistura, o que, sem dúvida alguma fortalecerá ainda mais a indústria de biocombustíveis do nosso país.
Motta deu a declaração ao participar da abertura da 25ª edição da Conferência Internacional sobre Açúcar e Etanol, realizada em São Paulo pela Datagro.
Em junho, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou elevar, a partir de 1º de agosto, o percentual de mistura do etanol na gasolina de 27% para 30% e, no caso do biodiesel, subir de 14% para 15% a mistura do etanol.
As medidas visam a auxiliar o país a enfrentar possíveis altas no preço do petróleo em razão do conflito militar entre Irã e Israel.
🛢️O Irã é um dos principais produtores mundiais de petróleo, refinado para produção de combustíveis fósseis.
🪙Na ocasião, o secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Pietro Mendes, afirmou que o governo projeta, com a medida tomada nesta quarta, uma queda de até R$ 0,11 por litro no preço da gasolina vendida nos postos de combustíveis.
Segundo ele, a queda no preço da gasolina é aguardada porque o etanol, considerada a tributação, é mais barato do que a gasolina A. Mendes afirmou que a medida abre caminho para que o Brasil seja autossuficiente em gasolina.
O secretário também disse que o aumento do percentual de etanol na gasolina deixa o país menos suscetível às oscilações do petróleo no mercado internacional, em especial no cenário atual de conflitos no Oriente Médio.
No caso do Irã, cerca de um terço do petróleo comercializado no mundo passa pelo estreito de Ormuz. Um eventual bloqueio do espaço pode ampliar o preço dos barris.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, o aumento de etanol no biodiesel não deve ter impacto significativo nos postos.
Veja também:
Veja os vídeos que estão em alta no g1
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/N/t/OEOar9SU6uB5LlWMfviw/gnews-kl4-conferencia-etanol-20251020-0911-frame-94160.jpeg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/N/t/OEOar9SU6uB5LlWMfviw/gnews-kl4-conferencia-etanol-20251020-0911-frame-94160.jpeg)
G1
Motta defende aumentar para 35% o percentual de etanol na gasolina | G1
Em junho, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou elevar, a partir de 1º de agosto, o percentual de mistura do etanol na gasol...